A Prefeitura de Piracicaba alerta para tentativas de golpe financeiro envolvendo o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A Secretaria de Finanças recebeu informações de que golpistas estão entregando correspondências e abordando pessoas em suas casas para cobrar o recebimento de valores em atraso do IPTU. A Prefeitura alerta que este tipo de cobrança é feita, exclusivamente, por correspondência oficial do Executivo.

Segundo relatado, os golpistas estão indo até o endereço das pessoas e entregando aos contribuintes uma notificação extrajudicial para receber o valor devido em atraso referente ao IPTU. A Prefeitura reitera que isso é golpe, e que a denúncia seja feita imediatamente, por meio do telefone 190, para a Polícia Militar. A Procuradoria Geral do Município já registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Correspondência falsa em nome da Prefeitura entregue a contribuinte

A notificação de valores em atraso referente ao IPTU é feita exclusivamente por correspondência oficial da Prefeitura, onde constam dados do imóvel, o número de CPD (código que identifica o imóvel para a Prefeitura), e detalhes específicos sobre os débitos que constam no Executivo sobre o valor devido. Os carnês com o valor do IPTU do ano vigente são entregues por carta dobrada e com código de barras.

Em caso de recebimento deste tipo de correspondência ou de dúvidas, a Prefeitura orienta que, antes de fazer qualquer pagamento, os contribuintes procurem o atendimento do Setor de Dívida Ativa da Secretaria de Finanças, pelo telefone (19) 3403-1352, ou presencialmente no Atendimento ao Contribuinte, localizado no Térreo 2 do Centro Cívico.