Prefeito Luciano Almeida e secretário Carlos Beltrame entre o casal de festeiros e voluntários da festa

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 198ª edição neste ano e acontece entre os dias 7 e 14/07, no largo dos Pescadores e na avenida Beira Rio. O lançamento da edição deste ano aconteceu na tarde de hoje, 26/06, na Irmandade do Divino Espírito Santo, com a presença do prefeito Luciano Almeida e de Carlos Beltrame, secretário da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O lançamento da festa também contou com a presença dos festeiros deste ano, o casal Rafael Protti e Liliane Sartori, além da diretora de eventos da Irmandade, Sabrina Casarin, e de Valéria Totti, que representou Victor Alberto Totti, presidente da Irmandade.

O prefeito Luciano Almeida destacou o caráter histórico da festa. “É um dos mais tradicionais eventos de Piracicaba e esperamos que a população participe e venha se divertir na festa”.

Para Carlos Beltrame, a Festa do Divino é um genuino Patrimônio Cultural Imaterial de Piracicaba, que carrega a história da nossa cidade. “Há quase 200 anos é uma tradição popular enraizada na fé. Mas é também um importante evento do calendário do município que realça e valoriza a cultura, além de oferecer uma gastronomia diferenciada”.

Segundo Valéria Casarin, cerca de 200 voluntários participam da festa, seja na cozinha, na organização ou na logística. “Muitos, participam em agradecimento às preces alcançadas de pedidos ao Divino Espírito Santo”.

Na parte gastronômica, como em anos anteriores, serão comercializadas iguarias como o tradicional cuscuz no bafo, leitoa a pururuca, lanche de pernil, panceta, frango a passarinho, pastel, entre outras comidas.

OS FESTEIROS – Rafael Liliane, que receberam em julho do ano passado a Bandeira do Divino dos então festeiros da 197ª edição, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin, contam que são voluntários de anos da festa e estão comovidos pela função que exercem pela primeira vez.

“Sou voluntária aqui desde na cozinha da festa há 30 anos e sou a terceira geração da família na Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba. Estamos levando esperança e fé e mensagem de união às pessoas”, conta Liliane.

O prefeito Luciano Almeida destacou o caráter histórico da festa

A 198ª EDIÇÃO – Os 198 anos da Festa do Divino deste ano começam a ser comemorados no dia 7/07, às 9h, com a celebração da Missa da Derrubada dos Barcos, pelo Padre Henrique Dionisio Asi, pároco da Catedral e capelão do Divino na sede da Irmandade do Divino. Já o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba será no dia 13/07 e o tríduo de missas solenes acontecerá entre os dias 8, 9 e 10/07, sempre às 20h, na sede da Irmandade.

No sábado do grande encontro, 13/07, haverá atividades como a apresentação da congada de São Benedito, a partir das 13h. Na sequência, às 14h, terá a Congada do Divino Espírito Santo, no largo dos Pescadores. Às 15h será iniciada a tradicional Procissão, que começa na Capela do Divino, passa pelas mortalhas que estarão na rua Capitão Antônio Correa Barbosa, seguindo pela avenida Alidor Pecorari, até o campo do União Porto e voltando pela avenida Beira Rio, até a rua Moraes Barros.

Nas águas do rio Piracicaba, às 16h, acontecerá o Encontro das Bandeiras, entre os Irmãos do Rio de cima e irmãos do Rio de baixo, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Na sequência, às 17h, acontecerá a Missa do Encontro das Bandeiras, também a ser celebrada pelo padre Henrique Dionisio Asi. E, a partir das 18h30, terá o jantar e show musical na sede da Irmandade do Divino e no largo dos Pescadores.

No domingo, dia 14/07, acontece missa às 9h30 na Catedral, celebrada pelo Bispo D. Devair da Fonseca. Após a missa, os fiéis seguirão em procissão até a capela de Nossa Senhora Aparecida, na rua Prudente de Moraes, terminando o cortejo no largo dos Pescadores, onde os atuais festeiros Rafael Protti e Liliane Sartori passarão a bandeira aos novos festeiros.

A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo Piracicaba com apoio da Prefeitura, por meio da Semac. As secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel) e Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) também apoiam a festa.

SERVIÇO – 198ª Festa do Divino de Piracicaba. De 9 a 16/07. Convites para os almoços e mais informações podem ser obtidos com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.