A 4ª Feira da Empregabilidade teve início hoje, 26/06, e segue até amanhã, 27/06, no Engenho Central de Piracicaba, oferecendo mais de 2.000 vagas de emprego. Novecentas pessoas passaram pelo evento no primeiro dia. A feira é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com a participação de 77 empresas e um espaço para orientação de imigrantes e refugiados. A feira acontece nos galpões 9 e 10 do Parque do Engenho Central de Piracicaba, das 9h às 15h.

A iniciativa da Semdettur tem a missão de conectar, engajar, empregar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, facilitando o acesso às vagas de emprego para todos os trabalhadores, de forma igualitária, além de oportunidades de qualificação.

Prefeito Luciano Almeida durante a 4ª Feira da Empregabilidade de Piracicaba

“Estamos oferecendo aqui mais de 2.000 empregos nesta quarta edição da feira que realizamos na nossa cidade. Convidamos todos a participar do evento, hoje e amanhã, pra conhecer as empresas, as oportunidades, ou buscar qualificações que podem ajudar a conseguir um novo emprego”, convidou o prefeito Luciano Almeida, durante abertura do evento.

“Há oportunidades aqui para diversas áreas de trabalho, como o turismo, serviços, comércio, indústria, o agronegócio, startups, com oportunidades de negócios para empreendedores também. É o que buscamos oferecer aqui para os moradores, facilitando o acesso ao emprego”, completou o secretário da Semdettur, Euclides Libardi.

4ª Feira da Empregabilidade acontece em dois dias seguidos no Engenho Central

ESPAÇO PARA IMIGRANTES – Este ano, a Feira da Empregabilidade tem um espaço para receber os imigrantes e refugiados, com atendimento direcionado para o recebimento de currículos, cadastro e orientações dos estrangeiros. O local foi viabilizado com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), responsável pela coordenação do Comitê Migra-Pira.

Os imigrantes são orientados por agentes da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil.

O delegado da PF, Rodrigo Perin, Euclidia Fioravante, secretária da Smads, e o prefeito Luciano Almeida

“É a primeira vez que a Polícia Federal participa da feira, e isso é muito importante, porque o estrangeiro, muitas vezes, tem dificuldade de ir até o posto da PF pra ter acesso a essas informações, para se regularizar. A gente vê muitos casos em que o estrangeiro perde os prazos, e eventualmente pode ser penalizado por estar irregular no país. A gente disponibiliza todas as informações para o estrangeiro vir até a Polícia Federal, não precisa de advogado ou procurador para isso, e obter os documentos necessários para poder ficar e trabalhar no país”, explica o delegado da PF de Piracicaba, Rodrigo Perin.

De acordo com informações da Polícia Federal, nos últimos cinco anos, Piracicaba recebeu 13.721 imigrantes e 264 refugiados. Somente em maio, a delegacia regional na cidade teve 200 pedidos de visto para imigrantes e 9 refugiados, sendo a quarta delegacia do estado em número de processos para estrangeiros. Entre as nacionalidades em que há mais solicitações, estão coreanos, haitianos, sul-africanos, colombianos e venezuelanos.

4ª Feira da Empregabilidade tem a participação de 77 empresas e instituições

BUSCA DE OPORTUNIDADES – Manoel Joaquim Martins Guerra é de Maringá, no Paraná, e chegou em Piracicaba há um ano. Com 60 anos, ele se mudou para a cidade para ficar próximo da família e visitou a feira em busca de uma oportunidade de trabalho. “Eu sempre trabalhei com vendas de autopeças para veículos, e gostei muito da feira, porque aqui a gente encontra várias opções de trabalho, o que permite tentar uma oportunidade fora da área que eu sempre trabalhei também”, conta.

Marisa Monteiro, de 43 anos, está há três meses em busca de emprego na área de marketing e acredita que a maior dificuldade dos candidatos para encontrar uma vaga é a falta de capacitação. “Vaga tem bastante, mas acho mais difícil para quem não busca se atualizar para o mercado.”

Manoel Guerra, de 60 anos, mudou para a cidade há um ano e busca uma oportunidade de trabalho

TRANSPORTE – A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) disponibilizou uma linha especial para fazer o trajeto do Terminal Central de Integração (TCI) ao Engenho Central, onde acontece a Feira de Empregabilidade. Os horários de saída do TCI são 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. Já os horários de volta para o TCI, a partir da Ponte Pênsil, são 9h07, 10h07, 11h07, 12h07, 13h07, 14h07 e 15h07. O ônibus estará identificado como 001 – Especial – Feira da Empregabilidade.

SERVIÇO – O evento é aberto ao público e os candidatos não precisam se inscrever previamente, bastando apenas levar cópias impressas do currículo, que poderão ser entregues para as empresas no local.

A feira acontece em dois galpões do Engenho Central, localizado na avenida Doutor Maurice Allain, 454, na Vila Rezende, até amanhã, quinta-feira, 27/06, entre 9h e 15h.

4ª Feira da Empregabilidade oferece mais de 2000 vagas