Jamyle Martins de Sousa à esquerda, aponta os ícones representados na tela do Observatório
Jamyle Martins de Sousa, coordenadora da Vigilância Socioassistencial apresenta os dados que constam no Observatório Social

A plataforma Observatório Social desenvolvida pela Coordenadoria da Vigilância Socioassistencial, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Centro de Informática da Prefeitura já está em funcionamento e pode ser acessada pelo link https://observatoriosocial.piracicaba.sp.gov.br/.

O lançamento aconteceu na manhã de hoje, 25/06, com a participação do prefeito Luciano Almeida, da secretária da Smads, Euclidia Fioravante, da rede socioassistencial e intersetorial, autoridades locais e representantes de municípios como Campinas, Ipeúna, Leme, Limeira, São Pedro, entre outros.

Jamyle Martins de Sousa, coordenadora da Vigilância Socioassistencial apresentou o portal explicando que o mesmo concentra dados, diagnósticos e pesquisas do município de Piracicaba e região, com dados provenientes da Assistência Social, Cadastro Único, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Disque 100, e de outros órgãos governamentais e não-governamentais. “O Observatório é uma ferramenta que contribuirá para além da informação. Ele traz dados complementares e de impacto podendo ser utilizados para estudos e elaboração de políticas públicas voltadas ao público da assistência social”, afirmou.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads e Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba

“O portal permitirá melhor entendimento sobre os diagnósticos sociais do município, nos dando a chance de sair do plano teórico para o plano prático, com execução de ações e bons resultados”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, falou sobre o resultado do trabalho de construção da plataforma. “Muitas vezes, a falta de diagnóstico impossibilita um trabalho estruturado, por isso, todo esse processo de construção tem nos ajudado a avançar, dando maior capilaridade para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este é apenas o início, porque o Observatório poderá ser composto por outros dados que contribuirão para a realização de programas e políticas públicas que visem diminuir as situações de vulnerabilidade social no município”, destacou.

Palestrantes Luziene Luz e Paulo Eduardo Bassi Arce

O evento também contou com palestra sobre a importância da Vigilância Socioassistencial, ministrada por Paulo Eduardo Bassi Arce, analista de processos, e Luziene Aparecida da Luz, assistente social, ambos da Coordenadoria Departamental de Vigilância Socioassistencial de Campinas. A abordagem apresentou a Assistência Social como parte do tripé da seguridade social, de assegurar os direitos à saúde, previdência e assistência social e o conjunto de ações, cuidados, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS (Sistema Único de Saúde).