Orientações sobre o Banco do Povo e outros diversos serviços públicos estarão disponíveis a população

A região do bairro Pauliceia vai receber a 18ª edição do programa Pira nos Bairros que acontece no próximo sábado, 22/06, das 9h às 12h, levando serviços gratuitos da Prefeitura em estrutura montada na Escola Municipal Professor Irineu Umberto Packer, localizada na rua Dona Idalina, 376. O Pira nos Bairros reúne, gratuitamente, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre os serviços oferecidos, os moradores podem fazer o cadastro e emissão do cartão Pira Cidadão, emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD’s. Além disso, o Pira nos Bairros vai oferecer serviços da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), como cadastro de demanda para habitação de interesse social e orientações sobre regularização fundiária e programa Minha Casa Minha Vida.

Durante a ação, a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) oferece ainda algumas atrações para as crianças, como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses, além de apresentação musical. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

Atividades esportivas também aconteceram no evento que pretende agitar a população do bairro Pauliceia e adjacências

Também é possível obter informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes.

O Memorial Metropolitano é parceiro da atividade e vai oferecer serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure para a população.

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde levará para o bairro diversos serviços e atendimentos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar.

A Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina. Os moradores também podem se imunizar contra a influenza no local. No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais.

SANEAMENTO – O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá durante a ação informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

PETS – O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) estará presente com vacinação para cães e gatos (polivalente V10), agendamento de castração e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante. O Centro de Zoonoses também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

Saúde dos pets também será destaque nas ações do Pira nos Bairros deste sábado no bairro Pauliceia

TRANSPORTE GRATUITO – Para facilitar o acesso da população ao Pira nos Bairros, a Semuttran disponibilizará linha especial de ônibus gratuita para levar os moradores até a escola. Os horários de saída da EM Prof. Professor Irineu Umberto Packer serão: 8h50, 9h15, 9h40, 10h10, 10h35, 11h, 11h30 e 12h05. Já os horários saída do Jardim Ibirapuera (rua Infante Dom Henrique c/ rua Iguatemi) são: 9h05, 9h30, 9h55, 10h25, 10h50, 11h15 e 11h45. A ação também contemplará os moradores dos bairros Verde, Jardim Esplanada e Jardim Ibirapuera.