Nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de junho, 21 produtores rurais, agricultores familiares e servidores participaram do curso gratuito de Olericultura Básica – Manejo e Tratos Culturais, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), em parceria com o Sebrae, Senar e Sindirpi (Sindicato Rural de Piracicaba e Região).

Realizado na propriedade dos produtores rurais Ana Paula e José Roberto Fernandes, localizada na Associação Agrícola Familiar Arca, o curso teve o objetivo de oferecer ensinamentos básicos da olericultura, uma vertente da horticultura que abrange a produção de legumes, vegetais e hortaliças constituídas de folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos.

Por meio de ensinamentos práticos e teóricos, os participantes aprenderam técnicas como escarificação do canteiro, estaqueamento, irrigação, adubação, informações sobre plantas invasoras, pragas e doenças, rotação de cultura, entre outros temas relacionados.

Sob orientação do professor Diego Mendes, os participantes fizeram o preparo do solo para plantio e o encanteiramento da área foi feito com trator e implemento do programa Patrulha Agrícola, da Sema.

O participante e produtor rural José Maria Silva de Carvalho disse que produz itens, como salsinha, cebolinha e manjericão em sua propriedade na Arca e que gosta muito de participar de cursos para aprimorar seus conhecimentos. “Gostei muito porque o professor apresentou conceitos da agricultura orgânica, que é o futuro, por uma alimentação mais limpa e saudável”, disse.

A capacitação contou com muitos produtores rurais da Associação Agrícola Familiar Arca, um assentamento com 24 módulos rurais, a maioria com produção agrícola, e que está em processo de finalização da regularização, com o apoio da Sema e do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Com a conquista da regularização, alguns dos produtores já conseguiram realizar a inscrição no CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), documento básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

O presidente da Arca, José Rodrigues da Cruz, também participou do curso e conta que conquistou recentemente sua inscrição no CAF para futuramente fornecer alimentos para cooperativas de agricultores e para a merenda escolar. “Esse curso veio para nos trazer um norte para retomar na agricultura. Ter a terra não é só o suficiente, pois o conhecimento é importante. Tenho uma plantação de maracujá e vou começar a plantar cenoura também. Agradecemos muito o apoio da Sema que nos ajudou neste processo de regularização e emissão do CAF”, conta José da Cruz.

A secretária Nancy Thame, da Sema, ressaltou a importância do curso e do envolvimento de agricultores da Arca para a capacitação. “É nosso papel como poder público dar o auxílio necessário para que esses agricultores continuem suas atividades produtivas. Temos o pequeno produtor como foco e queremos ajudar para, com a união dos moradores, dar as condições necessárias para o crescimento da agricultura local de Piracicaba”, disse.

Foram 21 certificados, entre produtores rurais, agricultores familiares e servidores da Sema
Com ensinamentos práticos e teóricos, os participantes aprenderam técnicas de maneto e tratos culturais
Participantes realizando o preparo do solo para plantio