A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), visitou e levou agricultores para a Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, organizado pela BioBrazil Fair – Biofach America Latina, na Arena do Anhembi, em São Paulo, na última quarta-feira, 12/06.

O objetivo da visita, segundo a secretária da Sema Nancy Thame, “foi levar agricultores interessados em aprofundar conhecimento, adquirir novos contatos e boas ideias para a produção orgânica em Piracicaba”.

Junto à equipe de técnicos da Sema, estiveram agricultoras agroecológicas do Sítio São Benedito e Chácara Kuaíra, o professor Rogério Parra, da Cozinha Experimental e Senai, e produtoras locais de queijo e granola, que participam do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba).

A agricultora familiar, orgânica e agroecológica, Thais Lázaro, do Sítio São Benedito, contou que a visita foi muito rica, pois teve acesso a muitas informações, além de conhecer novas tendências do mercado agroecológico. “Conhecemos novas iniciativas, opções de embalagens biodegradáveis, entre outras novidades. Agradecemos a Sema por fazer essa ponte e entre o campo e a informação”, disse.

A FEIRA – Há mais de 15 anos, a Bio Brazil Fair tem o objetivo de ser a vitrine do mercado orgânico no continente, com o intuito de fortalecer relações comerciais e possibilitar trocas de experiências entre fornecedores, profissionais do varejo e consumidores em geral. Somente no Brasil, por ano, o mercado orgânico gera mais de R$ 5 bilhões em faturamento.

O evento também contou com a feira Naturaltech, que expôs produtos ligados à alimentação saudável, suplementos, produtos naturais e saúde. Juntas, as duas feiras somavam mais de 700 expositores. A feira aconteceu de 12 a 15 de junho, na Arena do Anhembi, em São Paulo.

Agricultores orgânicos de Piracicaba, produtoras locais e equipe técnica da Sema