Oficina tem como objetivo abordar de forma lúdica os conceitos de empatia e escuta amorosa

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, mantido pela Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza neste sábado, 22/06, às 10h, a oficina Bonequinhas da Sorte Vietnamitas, com a facilitadora Rachel Rossetto. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo WhatsApp do Museu (19) 3422-3069. As vagas são gratuitas, limitadas e voltadas para pessoas acima de 12 anos.

A lenda diz que as Bonequinhas podem ajudar na resolução de qualquer problema. Para se contar com a ajuda delas, antes de dormir, escolhe-se uma das três bonecas para contar o seu problema a ela. Feito isso, devolve-se esta bonequinha para junto das outras duas e elas vão tentar solucionar seu problema da melhor forma possível enquanto você dorme. A conexão com a resolução encontrada por elas será através de sonhos ou intuição ao acordar e ao longo do dia.

Processo manual de confecção possibilita a reaproximação com a criança interior

Pela tradição, o número ideal de bonecas é três: se fosse apenas uma, ficaria solitária (solidão); se fossem duas, brigariam devido a divergências de opinião (confusão); já a terceira, ajudaria a apaziguar os desentendimentos e estabelecer um consenso (solução). Este é um pouco do enredo da oficina de Rachel Rossetto no Museu Prudente de Moraes.

A oficina, conta Rachel, tem como objetivo abordar de forma lúdica os conceitos de empatia e escuta amorosa (sem julgamentos) e incentivo a prática de externalizar a questão que nos aflige a fim de dar a devida dimensão a ela, liberando assim espaço em nossas mentes para a manifestação da solução.

“O processo manual de confecção (costura, colagem e desenho livre) nos possibilita a reaproximação com a nossa criança interior e exercita nossa capacidade de criação”, ela afirma.

SERVIÇO – Oficina Bonequinhas da Sorte Vietnamitas, com Rachel Rossetto. Sábado, 22/06, às 10h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Na rua Santo Antônio, 641, Centro. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.