A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), realizou no último sábado, 08/06, o primeiro encontro de uma série de seminários que estão acontecendo sobre o Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR). A reunião teve início às 9h na Cooperativa dos Produtores de Uva (Coopervin) de Santana e Santa Olímpia, para ouvir os moradores dos dois bairros. Ao todo, 16 moradores participaram do seminário, compartilhando informações sobre a infraestrutura atual da região.

O PMSR está sendo desenvolvido para implementar medidas eficazes e sustentáveis para o saneamento básico nas propriedades rurais do município, assegurando saúde, bem-estar e desenvolvimento para todos. A consulta pública também está sendo feita através de um questionário na internet, que pode ser preenchido por todos os interessados pelo link: https://form.jotform.com/241283432476659 .

16 moradores de Santana e Santa Olímpia participaram do primeiro seminário do Plano de Saneamento Rural

As informações fornecidas pelos moradores vão possibilitar a realização de um diagnóstico da zona rural de Piracicaba para planejar e agir em melhorias das condições de vida das pessoas do campo. Ao preencher o formulário ou participar das reuniões, os residentes das áreas rurais podem falar sobre a situação atual do abastecimento de água, do afastamento dos esgotos, da coleta de lixo e drenagem de águas de chuva, que servirão de base para elaboração do PMSR.

O levantamento também será essencial para embasar futuras políticas públicas para melhorar o atendimento da população rural, contribuindo com os programas em andamento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), como o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), o Programa Municipal de Adequação Ambiental Rural, o Serviço de Inspeção Municipal, a Perenização de Estradas Rurais e demais ações na temática de resíduos rurais.

A abertura do encontro foi realizada por Clarindo Neto, superintendente administrativo do Semae, que agradeceu a presença dos moradores. “Ficamos agradecidos pelo comparecimento nesta manhã no lançamento dos seminários, um plano inédito e que conta com a participação da população, essencial para o diagnóstico do saneamento na região rural para assim ser possível elaborar estratégias de melhorias, acesso à água potável de qualidade, sistemas de esgotamento sanitário adequados e manejo correto dos resíduos sólidos”, disse.

Clarindo Neto, superintendente do Semae, durante seminário em Santana

Felipe Del Lama, engenheiro agrônomo da Sema, destacou a importância do encontro para melhorias no saneamento, o que também contribui para a valorização do turismo nos dois bairros tradicionais do município, com ações que incluem delimitação de rotas para que a população piracicabana conheça o cultivo da videira e a culinária italiana.

“A confecção de um Plano de Saneamento Rural permite realizar o levantamento dos pontos críticos de cada bairro, de modo a propor melhorias com base na realidade de cada vizinhança. As origens italianas mostram-se muito presentes nos bairros Santana e Santa Olímpia. Desse modo, a execução de ações que valorizem o conhecimento da cultura local é de extrema relevância”.

CONSULTA ONLINE – O questionário do Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR) de Piracicaba já está disponível na internet pelo endereço: https://form.jotform.com/241283432476659. O preenchimento é opcional aos moradores que quiserem participar da consulta pública.

O formulário é simples e rápido de preencher, e as informações recebidas serão tratadas com total confidencialidade, servindo exclusivamente para os estudos e elaboração dos projetos de saneamento básico. Os questionários podem ser respondidos até o dia 31/07 de 2024.

Felipe Del Lama, engenheiro agrônomo da Sema, durante seminário em Santana

Caso a pessoa prefira preencher o documento físico, ela pode retirar uma versão impressa do formulário na sede da Prefeitura, no Guichê 16 do Térreo 2 (rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233), de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30; na sede da Sema, localizada na Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113, de segunda a sexta, das 8h às 16h; ou no Semae, localizado na rua XV de Novembro – 2.200, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os formulários devem ser entregues preenchidos nos mesmos locais de retirada.

CALENDÁRIO DE SEMINÁRIOS – O segundo encontro acontece na região do Nova Suíça, hoje, 10/06, às 19h no Barracão da Igreja Imaculada Conceição do Bairro Nova Suíça. O terceiro será na região de Tanquinho na terça-feira, 11/06, às 19h no Centro Rural de Tanquinho.

O quarto será na região de Tanquã, na quarta-feira, 19/06, às 14h no Bar do Carlinhos (bairro Tanquã). O quinto será para ouvir a população de Artemis, na quinta-feira, 20/06, às 19h na antiga Estação de Artemis.