Pessoas no balcão de atendimento em unidade de saúde.
Pacientes do Mutirão serão atendidos na Policlínica Santa Teresinha

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, amplia as ações do projeto Zera Fila e começou hoje, 07/06, a ação de Mutirão de Colonoscopia e Endoscopia voltado para pacientes prioritários e também aqueles que estão aguardando pelos procedimentos há mais de dois anos. Inicialmente, serão realizados 500 exames por mês, sendo 300 de endoscopia e outros 200 de colonoscopia, até setembro/24, por meio da parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

De acordo com a SMS, os primeiros pacientes começaram a realizar seus exames na Policlínica “Dr. Antônio Haddad Dib”, em Santa Teresinha (Rua Dino Bueno, 565, próximo a UPA Vila Sônia), nesta sexta-feira, 07/06. Neste momento, o atendimento é feito exclusivamente por agendamento realizado pelas equipes do Departamento de Atenção Secundária, conforme lista de prioridades para cada um dos procedimentos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

ZERA FILA – Lançado em abril deste ano, o projeto consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.

As primeiras ações do Zera Fila foi a implantação da Telemedicina com previsão inicial de 42 mil consultas virtuais; o Ônibus de Saúde Móvel da Mulher que disponibilizou 2.260 exames de mamografia e ultrassom ao longo de dois meses; além do Pira+Visão Mutirão de Catarata que já realizou mais de 2.700 cirurgias em dois meses. Todas as ações acontecem por meio da adesão ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde).