Enfermeira de branco manipula medicação.
Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde acontece neste sábado

A Plenária Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) terá a participação de 82 pessoas inscritas, conforme divulgou na manhã desta sexta-feira, 07/06, a comissão organizadora do evento local. A etapa de Piracicaba acontece amanhã, 08/06, das 8h às 14h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. Todas as atividades da conferência, que acontecerá em dezembro/24, em Brasília (DF), têm apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES); em Piracicaba, a realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer, a Plenária Municipal terá duas palestras orientativas além das discussões dos três eixos temáticos. Participam como palestrantes Firmino Alves Lima, que é mestre e doutor em Direito do Trabalho, e juiz do Trabalho Titular de Vara no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas/SP; e Moisés Francisco Baldo Taglietta, diretor técnico de Saúde responsável pela DRS-X (Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba).

EIXOS – Todas as informações e documentos orientadores para a realização da 4ª CNGTES estão disponíveis no site do CNS (https://conselho.saude.gov.br/). Os documentos apresentam eixos, subeixos e perguntas norteadoras que poderão guiar conselheiras e conselheiros de saúde no planejamento e execução das conferências nos territórios.

Os três eixos a serem discutidos serão: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e, Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

SERVIÇO – Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Plenária Municipal será realizada no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação à rua Cristiano Cleopath, 1902, bairro dos Alemães, amanhã, sábado, 08/06, das 8h às 14h.