Obras acadêmicas e contemporâneas de 20 artistas podem ser vistas na 36ª edição da Mostra Almeida Jr., que será inaugurada neste sábado, 08/06, às 19h30, no Armazém 8 do Parque do Engenho Central. A premiação também acontece neste dia. A exposição é realizada pela Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita e a mostra ficará no espaço até o dia 07/07. Visitação acontece somente aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

A Mostra Almeida Jr., um dos mais antigos e importantes eventos das artes plásticas de Piracicaba, acontece anualmente de forma ininterrupta desde 1989 e tem como o propósito valorizar os artistas e oferecer à sociedade o conhecimento de novas linguagens e técnicas pictóricas. A edição 2024 tem curadoria de Viviane Gibin e apresenta 35 trabalhos.

A exposição é uma homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, que passou parte da sua vida em Piracicaba. José Ferraz de Almeida Júnior foi um desenhista e pintor nascido em 08 de maio de 1850 em Itu e falecido em 13 de novembro de 1899 aos 49 anos em Piracicaba, ambas cidades no interior do estado de São Paulo. Alguns dos seus trabalhos mais representativos estão na Pinacoteca do Estado de São Paulo, numa sala que leva seu nome.

Para o secretário da Semac, Carlos Beltrame, a Mostra Almeida Jr. reforça a tradição de Piracicaba no universo das artes plásticas, lembrando que a cidade, sempre com apoio da Prefeitura por meio da Semac, também abriga outras mostras como o Salão de Belas Artes e o de Arte Contemporânea. “É uma mostra com talentos em estilos diversificados que podem expor suas obras em um importante espaço cultural da cidade, como é o Engenho Central”.

Além da exposição no Armazém 8 do Engenho Central, a 36ª Mostra Almeida Jr. pode ser visitada de forma virtual nas redes sociais da Apap: instagram.com/apappiracicaba.

PREMIAÇÃO – Na categoria Acadêmica, a Medalha de Ouro vai para Margarete Zenero pelo conjunto da obra Peixe 1, 2 e 3; a Medalha de Prata será de Sílvia Dionísio, pela obra Corredeira; e a Medalha de Bronze para Carlos Valério, pela obra Lagos das Ninféias. A Menção Honrosa vai para Marly Cassano, pela obra Usina Monte Alegre I.

Na categoria Contemporânea, a Medalha de Ouro será entregue à Lúcia R, pela obra Águas Limpas que Fazem a Diferença; a Medalha de Prata será de Senhorita Azul, pela obra Pressão; e a Medalha de Bronze para Arlete Brito, pelo conjunto da obra Vejo Flores em Você. A Menção Honrosa vai para Viviane Gibin, pelo conjunto da obra Brincadeira de Criança.

Início: sábado 08 junho, 2024 às 09:00

Fim: domingo 07 julho, 2024 às 18:00

Local: Armazém 8 do Engenho Central. Avenida Dr. Maurice Allain, 454. SP BR