Marcação de vagas para idosos no chão
A credencial é documento obrigatório para uso de vagas especiais destinadas aos condutores maiores de 60 anos

Motoristas de Piracicaba com 60 anos ou mais, podem obter a credencial de estacionamento gratuitamente, de maneira rápida e sem precisar se dirigir ao Centro Cívico/prefeitura, utilizando apenas o celular. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), informa que a credencial pode ser solicitada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial é um documento obrigatório para uso de vagas especiais, tem validade por 5 anos e pode ser utilizada em todo o território nacional.

Para acessar o serviço, é necessário ter uma identificação nível prata ou ouro na plataforma GOV.BR e possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. Desde a implantação do serviço em agosto de 2022, já foram emitidas 2.448 credenciais por meio do aplicativo. Todas as validações são feitas diretamente no APP, simplificando o processo. Após a aprovação, o usuário deverá ler as instruções, imprimir a credencial e colocá-la no painel do veículo de forma visível.

Para quem não é habilitado ainda há a opção de solicitar a credencial emitida pela pasta, pelo sistema sem papel (https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/inicio) da prefeitura ou ainda presencialmente no Térreo 2, do prédio do Centro Cívico da Prefeitura, apresentando o documento de identidade com foto e número do CPF e também um comprovante de endereço em nome do requerente.

A secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, destaca que emissão digital da credencial é uma forma inovadora e integrada para facilitar o uso aos cidadãos em todo o país. “Os cidadãos economizam tempo e praticam a inclusão digital, tudo ao toque das mãos, para obtenção da credencial de estacionamento”, ressaltou.

Fernando Mello, que completou recentemente 60 anos, ficou surpreso ao utilizar o aplicativo e ver a facilidade em obter a credencial digitalmente, “Essa inovação é bem vinda e evita o deslocamento, economizando tempo, além de ser muito fácil de usar”, destacou.

Homem segura a credencial para estacionamento de idoso.
Fernando Mello completou 60 anos recentemente e já retirou sua credencial pelo aplicativo

VAGAS – As vagas especiais para condutores com 60 anos ou mais, são indicadas por sinalização horizontal (pictogramas) e placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

Ao estacionar em vagas reservadas, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para efeito de fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro e pode acarretar multa.

A emissão da credencial de estacionamento para idosos atende à nova Resolução do Contran, Nº 965, de 17/5/2022, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

PASSO A PASSO

Para solicitar a credencial é necessário seguir alguns passos:

Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na AppStore (iOS) ou PlayStore (Android).

Acesse o aplicativo e faça login em sua conta.

No menu principal, selecione a opção “Condutor”.

Na lista de opções, clique em “Credencial de Estacionamento”.

Inicie a solicitação selecionando “Credencial de Idoso”.

Verifique se seu cadastro está em ordem e clique em “Baixar Credencial” para fazer o download do cartão.