Em clima de Festa Junina, Fussp realiza oficina ReCriando Sabores na Casa do Hip Hop

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) promoveu ontem, 04/06, a oficina ReCriando Sabores na Casa do Hip Hop, no bairro Paulicéia. Com tema Festa Junina, aproximadamente 70 pessoas participaram da ação, incluindo crianças e idosos.

O projeto ReCriando Sabores tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados.

Nesta edição, a Casa do Hip Hop recebeu alunos das Escola Municipais Prof. Walter Vitti e Prof. Irineu Umberto Packer, e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads) para uma série de atividades juninas, incluindo a degustação de pratos típicos da tradicional Festa.

Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, essa ação intergeracional é importante para promover a socialização entre crianças e idosos. “Aqui na Casa do Hip Hop, fizemos uma pequena Festa Junina para apresentar às crianças alimentos que muitas delas ainda não conheciam ou não sabiam que são saudáveis. Já ao público idoso, essa é uma excelente oportunidade para relembrar a tradição e fortalecer a memória afetiva, além de compartilhar histórias entre os participantes”, explicou.

A presidente do Fussp ressaltou ainda que é possível fazer parte desse projeto como voluntário. “Pessoas interessadas em nos ajudar a levar o ReCriando Sabores para outros espaços podem se cadastrar por meio da plataforma PiraSolidária, que conecta voluntários da cidade às instituições que estão precisando de auxílio”, disse.

Equipe de voluntárias serviu comidas típicas de Festa Junina

A oficina se iniciou com uma série de atividades de integração entre os participantes, com brincadeiras lúdicas e musicais. Juntos, crianças e idosos dançaram e cantaram canções juninas, e fizeram atividades de colagem.

Para Odete Franco, de 71 anos, essas ações são muito importantes para o público da terceira idade. “Adoramos fazer essas brincadeiras com as crianças, afinal, nós precisamos delas, e elas precisam de nós. Conforme a idade vem chegando, nossa criança interior se intensifica, então, para nós, tudo volta a ser mais interessante e divertido. É uma troca muito enriquecedora”, comentou.

Odete Franco, 71 anos, finalizando uma das atividades intergeracionais

Após finalização das brincadeiras, a equipe de voluntárias serviu cuscuz com legumes, pipoca, milho verde na espiga e cocada. Nataly Vieira, de 8 anos, nunca havia comido cuscuz e aprovou. “Achei todas as atividades muito legais. Comi milho e pipoca, provei cuscuz pela primeira vez e adorei”, disse.

Nataly Vieira, de 8 anos, se divertiu com atividades e comidas típicas de Festa Junina

A Casa do Hip Hop desenvolve atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas para crianças, adolescentes e jovens há mais de 20 anos. “É a segunda vez que realizamos a oficina ReCriando Sabores em nosso espaço, e para nós é uma felicidade constatar que estamos promovendo socialização por meio da cultura e da educação. Essa ação nos faz olhar para o alimento de uma outra maneira, por meio de brincadeiras lúdicas e ações educativas. Afinal, a gente é o que a gente come”, destacou Ubirajara Sabino, o Bira, coordenador da Casa do Hip Hop.

COMO PARTICIPAR — O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. Para se voluntariar, basta se cadastrar na plataforma Pira Solidária – pirasolidaria.com.br –, portal de iniciativa do Fussp que conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança.

Cerca de 70 pessoas participam do ReCriando Sabores na Casa do Hip Hop