Som Maior deste ano tem realizaçao da Prefeitura de Piracicaba

O Festival Som Maior, um projeto que acontece há mais de 20 anos na cidade, de caráter cultural educativo, unindo a arte à educação, abre inscrições para a edição 2024, que acontece entre os meses de agosto e novembro com workshops, palestras e apresentações musicais. O evento é voltado principalmente aos estudantes da cidade, mas também é aberto à população. Interessados podem fazer a inscrição nas próprias unidades (públicas ou privadas) ou diretamente com a organização do festival pelo e-mail reg.gomes@uol.com.br ou pelo telefone 3421-7252.

O Festival Som Maior é uma realização da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) em parceria com o Sesc Piracicaba e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino – Região Piracicaba.

Para as palestras e workshops, que acontecem no Teatro do Sesc Piracicaba, são 150 vagas, com os seguintes critérios de ocupação: prioridade aos alunos e ou de grupos independentes, inscritos pelos colégios participantes, que tenham sido aprovados pela comissão organizadora; as vagas restantes poderão ser preenchidas por aqueles interessados em participarem nas palestras, inclusive os profissionais da música, não necessariamente vinculados a colégios, obedecendo à data limite para inscrição que será até o mês de agosto e que poderá ser encerrada antecipadamente, em caso de se esgotar o número de vagas.

Para apresentações no festival, serão aceitas inscrições (individuais ou em grupos), com idade a partir de 12 anos nas modalidades solo, dupla, trio, grupos (bandas) no máximo de oito participantes. Os alunos interessados deverão preencher ficha de inscrição na secretaria da escola e indicar a música composta por eles.

“O projeto tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela boa música, desenvolvendo neles o senso crítico e as condições necessárias para a participação do Festival, que se dará por meio de palestras e ensaios, ministrados de forma acadêmica por profissionais da área de música”, destaca a idealizadora do Som Maior, a pianista Regina Gomes.

Regina ressalta que nos workshops, o jovem terá a exata noção do quanto é importante dedicação, pé no chão e conhecimento sobre dificuldades da profissão de músico.

Programação completa do Festival Som Maior 202430/08, às 14h: História da Música, com João Marcos de Almeida

13/09, às14h: Evolução Rítmica Musical, com Roggero Chiarinelli

20/09, às 14h, Estudo e Talento – Qualidade Musical, com Osmar Barutti

27/09, às 14h, Prática Instrumental/Ensaios, com Renato Loyola e Ubaldo Versolato