Objetivo de organizar o fluxo de veículos e reduzir o índice de acidentes na região

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) começou a operar a semaforização na avenida Laranjal Paulista, no Campestre, às 16h de hoje, segunda-feira, 03/06. A implantação dos dispositivos foi anunciada pelo prefeito Luciano Almeida, após autorização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e tem o objetivo de organizar o fluxo de veículos e reduzir o índice de acidentes na região.

A instalação de sinalização semafórica no local era uma demanda solicitada reiteradamente à Artesp, por ser a única via de entrada e saída do bairro Campestre e com alto fluxo de veículos, principalmente em horários de pico.

Além da semaforização, o chefe do Executivo ainda tem reforçado o pedido à Artesp de outros dois projetos para o bairro, também com o intuito de viabilizar a fluidez e o acesso do trânsito: a conexão da estrada Olívio Franhani ao dispositivo de acesso à rodovia Cornélio Pires (SP-127) e a conexão direta da rua Henrique Bego à mesma rodovia. Ambas seguem em análise pela agência.

Semáforos na avenida Laranjal Paulista começaram a operar a hoje, 03/06

O anúncio do aceite da Artesp foi feito na noite da última quarta-feira, 29/05, durante evento que deu transparência à liberação de empreendimentos imobiliários em Piracicaba.

De acordo com a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a implantação do conjunto semafórico na rotatória de acesso e saída da avenida Laranjal Paulista promoverá a organização do tráfego diário no trecho, no qual circulam diariamente cerca de 45 mil veículos. Jane explicou que serão utilizados grupos focais a LED em todo o conjunto, além de câmeras que farão a projeção de laços virtuais e sistema de detecção por método não intrusivo no pavimento. O sistema inteligente de funcionamento ajusta-se automaticamente conforme a demanda de veículos que trafegam pelo local, uma vez que, em horários de pico, os tempos são ajustados para se obter uma maior fluidez e minimização de tempos de espera.