Foi finalizada nesta quarta-feira, 29/05, a aplicação de estabilizante à base de lignina nas estradas da região do bairro Canal Torto (PIR 011W e PIR 290), a fim de amenizar o impacto da poeira. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), e as empresas Suzano e Raízen.

O produto foi desenvolvido pela empresa Nanochar, que conta com o produto Ecolig, a lignina kraft de eucalipto da Suzano, e está sendo testado em um trecho de três quilômetros das estradas. O preparo do solo começou na segunda-feira, 20/05 e para o trabalho não foi necessário interditar a via. A empresa Raizen deu apoio com o empréstimo de maquinários para a aplicação.

“A ideia é deixar a estrada mais trafegável, com uma base sólida, lisa e com supressão de poeira, diminuindo o uso de água para molhar a estrada. O trabalho de estabilização tem garantia de cinco anos e a supressão de poeira necessita de mais algumas aplicações durante o ano”, explica Paulo Correa, representante da empresa Nanochar.

A aplicação do produto será realizada mais uma vez na próxima semana, e depois aplicado mais duas vezes em períodos intercalados até o fim do ano. De acordo com Paulo Correa, o estabilizante, incorporado com os reagentes, aumenta a dureza do solo conforme é absorvido.

A secretária Nancy Thame agradeceu a parceria e disponibilidade das empresas em colaborar com a conservação da estrada, que sofre com a poeira devido ao tráfego intenso e, por esse motivo, foi escolhida para receber o teste do produto. “A Sema tem se organizado e acompanhado a demanda dos moradores em relação às estradas rurais e está diariamente realizando manutenções em diversos pontos, mas para avançarmos mais nesses trabalhos, esta parceria e articulação com as empresas Suzano e Raízen é fundamental para agilizarmos as melhorias”, disse Nancy.

Caminhão aplicando estabilizante na estrada do Canal Torto