Na imagem pessoas seguram a faixa 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Faixas e cartazes evidenciam conscientização sobre combate ao abuso infantil

Cerca de 2.000 pessoas participaram durante a campanha Maio Laranja, de ações em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Passeatas, rodas de conversa, ações comunitárias, contação de história, teatro temático, exposições e oficinas foram realizadas em vários bairros da cidade, por serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A campanha também levou o tema a uma série de entrevistas na rádio Educativa FM, com a participação de profissionais ligados ao atendimento ou com domínio de assuntos relacionados ao abuso infantil.

Passeata reúne público do território para conscientizar sobre campanha Faça Bonito

As passeatas, realizadas na região norte, contaram com faixas, cartazes, tambores, folhetos informativos, balões e flores produzidas com papel durante o trajeto percorrido por crianças, educadores sociais, coordenadores das unidades e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia e Mário Dedini, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Epsemc e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) do território.

Na região do São José, a ação comunitária realizada pela rede socioassistencial contou com a participação de usuários dos serviços e comunidade em geral. O evento aconteceu no Centro Comunitário do Cantagalo, com brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversa, exposição de materiais produzidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sobre a campanha e o território. A ação contou com a participação do Programa Criança Feliz, Estação Idoso, Proteção Social Básica no Domicílio; projeto Com Vivência e Programa Habilitação e Reabilitação Avistar e Banco de Alimentos.

Nas unidades de CCInters foram realizadas rodas de conversa e encontros intergeracionais sobre educação sexual, com abordagem na prevenção e canais de denúncias; e contação de história do livro “A Fada e a Sombra”, para tratar o abuso infantil de forma lúdica.

Crianças, adolescentes e suas famílias participam de ação sobre o Maio Laranja

Usuários do Cras Jardim São Paulo participaram de piquenique e oficinas de brinquedos e de musicalização na quadra poliesportiva do Jardim Monte Líbano, com participação das equipes do PHR Espaço PIPA e Criança Feliz, enquanto o Cras Novo Horizonte, junto da rede socioassistencial do território montou uma peça de teatro sobre a temática que foi apresentada às crianças e professores na escola municipal Professora Ida Francez Lombardi, do Santa Fé.

Crianças apresentam teatro sobre a Fada e a Sombra em escola municipal do Santa Fé

Já na região do Cras Piracicamirim foram realizadas rodas de conversa conduzidas pela equipe do Epsemc Centro, para responsáveis e cuidadores de pessoas com deficiência atendidos no PHR e bate-papo com a equipe do Creas, voltado às pessoas idosas e familiares de crianças e adolescentes atendidos no CCInter Jardim Oriente.

Para fechar a programação, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante participou do evento de conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na Câmara de Vereadores, com apresentação das ações de proteção a crianças e adolescentes realizadas nos serviços da Assistência Social.

O Maio Laranja é uma campanha nacionalmente conhecida como o mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta anual visa destacar a data para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

SERVIÇO – Abuso é crime. Para denunciar os canais são o Disque 100; Conselho Tutelar I – 3422-9026 / 3432-5775; Conselho Tutelar II – 3421-8962 / 3413-5497; Conselho Tutelar III – 3435-4646 / 3411-1450 e Delegacia da Mulher – 3433-7022.