A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Works Construção e Serviços, adquiriu 450 passaportes de segurança digital do jogo online Hackshield, que visa ensinar crianças e adolescentes sobre lógica e segurança cibernética. Piracicaba é a primeira cidade do Brasil a implantar o projeto, que foi desenvolvido na Holanda e é adotado em diversas cidades do país.

O lançamento do programa ocorreu na Escola Municipal Prof. Irineu Umberto Packer e reuniu alunos, pais, e os diretores das escolas que vão receber o projeto piloto

A ação é parte de uma iniciativa da SME de promover educação em segurança digital. O projeto-piloto será implantado, inicialmente, em oito escolas municipais que atendem em tempo integral, com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. O lançamento do programa ocorreu ontem, 27/05, na Escola Municipal Prof. Irineu Umberto Packer, e reuniu alunos, pais e os diretores das escolas que vão receber o projeto-piloto.

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve no lançamento e destacou que o desenvolvimento do programa em Piracicaba servirá como referência para outras cidades. “Estamos oferecendo para os nossos alunos acesso a materiais com temas relevantes dentro do contexto tecnológico que vivemos. As nossas escolas estão na vanguarda da inovação pela segurança digital. Agradecemos aos nossos parceiros por tornarem isso possível e queremos que nossos alunos levem essa experiência para a vida, usando a tecnologia com responsabilidade e cuidado.”

O representante da empresa Works, Daniel Pereira, junto com o secretário de Educação Bruno Roza e Marcos Malafaia, da empresa Teckids, durante o evento de lançamento

William Murback, diretor da escola, destacou que a unidade possui 80 Chromebooks que serão usados pelos estudantes para realizar as atividades propostas pelo jogo. “Os professores irão receber um treinamento específico durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para depois aplicar na sala de aula. As crianças têm acesso à internet cada vez mais cedo, e correm riscos também no ambiente digital. É importante que todos estejamos envolvidos para criar um ambiente online mais seguro.”

As alunas da Escola Municipal Prof. Irineu Umberto Packer receberam passaportes de segurança digital para o jogo online Hackshield

Marcos Malafaia, representante da empresa Teckids, que trouxe o jogo Hackshield para o Brasil, afirmou que a informação é o melhor caminho para combater os riscos que a internet oferece. Ele explicou que a empresa trabalha em parceria com educadores, pais e as próprias crianças, com o intuito de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos desafios e das melhores práticas no mundo digital.