A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, por meio do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, o Programa USP Recicla do campus “Luiz de Queiroz”, o Fundo de Cultura e Extensão Universitária da USP, a ESALQ com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, realizará o curso para formação de professores multiplicadores na temática socioambiental.

Neste sábado (19) haverá a apresentação do programa do curso, expectativas, formação de equipes e conversa sobre experiências dos participantes.

O projeto é intitulado “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Formação de Professores do Ensino Fundamental e Médio”, tem como objetivo estimular a reflexão e a realização de ações, projetos de intervenção nas escolas e adoção de práticas ambientalmente adequadas sobre a temática do lixo e qualidade de vida nas escolas públicas do município de Piracicaba e região.

O curso é ministrado na ESALQ terá a duração de 72 horas, sendo 40 presenciais e 32 com atividades práticas à distância e contará com cerca de 45 participantes, entre professores da rede pública e técnicos do NEA/SEDEMA.

O curso compõe o projeto “Coletivos Educadores” do Ministério do Meio Ambiente e espera-se que o mesmo contribua para o envolvimento da comunidade e que fortaleça as ações socioambientais do nosso município.

O curso contará com a seguinte programação:

19/04 – Apresentação do programa do curso, expectativas, formação de equipes e conversa sobre experiências dos participantes

03/05 – Percepção Ambiental, resultado da percepção e do diagnóstico da escola. A importância da educação ambiental nas escolas e visita ao NEA (Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba) localizado junto ao zoológico municipal.

31/05 (manhã e tarde)- Consumo, resíduos e os 3 Rs visita técnica ao aterro do Pau Queimado e à Cooperativa “Reciclador Solidário”

14/06 – Entrega dos relatórios elaborados pelos cursistas e Oficina de Projetos

02/08 – Água: uso e consumo