Serviços para pavimentação começam na avenida Fioravante Cenedese, em Artemis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana os primeiros serviços para pavimentação em concreto na avenida Fioravante Cenedese, em Artemis. As obras estão concentradas no trecho da rodovia Geraldo de Barros até a rua D. Amélia Giusti – por isso, há interdições na rua Piracicaba e parcial na avenida Fioravante Cenedese. O transporte coletivo está utilizando rota alternativa pela rua São João, o que também é indicado aos motoristas.

A equipe executa terraplenagem no trecho, como forma de preparar o solo para a aplicação do concreto. As obras integram o lote 1 do pacote de recuperação dos pavimentos das vias que estão danificados – somente esta etapa vai atender cerca de 45km da malha viária no município, entre ruas e avenidas, que têm fluxo intenso de trânsito, incluindo veículos pesados.

A via será atendida com o novo pavimento no trecho que compreende da avenida Aristides Antonio Scarpari até a rodovia Geraldo de Barros (SP-304).

“O concreto passou por várias melhorias tecnológicas e está sendo cada vez mais aplicado nas vias, contribuindo para a mobilidade urbana de todos os modais. Piracicaba, seguindo a tendência mundial, adotou essa metodologia pelas inúmeras vantagens, aplicando principalmente nas vias de maior volume de tráfego”, destacou Jane Franco Oliveira, secretária da Pasta.

O pavimento de concreto é vantajoso porque tem alta durabilidade, já que o PUC (Pavimento Urbano em Concreto) tem garantia de, no mínimo, 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, tonando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica e eficiente.

Além da maior durabilidade, o pavimento em concreto diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de necessitar menor interferência de manutenção preventiva e corretiva.

Via será atendida com novo pavimento da avenida Aristides Antonio Scarpari até a rodovia Geraldo de Barros

MAIS OBRAS – As obras de pavimentação de concreto seguem ainda na rua Corcovado, no Vila Sônia; na avenida Rio Claro, no bairro Areão; na avenida Comendador Leopoldo Dedini e na rua Antonio Borja Medina, no Unileste; e na avenida Pádua Dias, no bairro Vila Independência.

Na rua Corcovado, as obras de concretagem estão concentradas no trecho do Condomínio Piracicaba 3 até o Condomínio Ipê Roxo – por isso, pode haver interdições parciais, com uma das faixas de rolamento isolada. A previsão é que os serviços terminem nesta semana e que a via seja liberada para o trânsito, neste trecho, a partir da semana que vem.

Na avenida Rio Claro, a equipe executa reciclagem, tratamento de solo e aplicação do concreto. Por conta dos serviços, há interdição parcial da faixa da esquerda, do viaduto Francisco Avanzi (Chicão) até a saída para Rio Claro. A faixa da direita está liberada para o trânsito. Motoristas que puderem evitar o trecho, podem utilizar rota alternativa pela avenida Limeira, seguindo pelas rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Ernesto Paternani, para, então, acessar a rodovia Fausto Santomauro (SP-127).

Já na avenida Comendador Leopoldo Dedini, os serviços se concentram no trecho entre a rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135) até a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). A interdição é das duas faixas do lado esquerdo, no sentido rodovia Luiz de Queiroz; o fluxo ocorre em mão dupla (trânsito compartilhado) na pista oposta. Via recebe adequação na rede de drenagem e pavimentação de concreto no trecho entra a rodovia SP-135 e a SP-304.

Por fim, na Pádua Dias, as obras acontecem no trecho entre a rua Bela Vista até o acesso à avenida Alberto Vollet Sachs. Por isso, a faixa da esquerda, no sentido Piracicaba-Americana, bem como no sentido Americana-Piracicaba, estão interditadas para o desenvolvimento dos serviços de drenagem e pavimentação de concreto.

Todos os serviços integram o pacote de revitalização da malha asfáltica, que vai beneficiar 258 km de vias do município com pavimento em concreto e asfalto.