Grupos prioritários também devem se imunizar contra a gripe

Em uma semana, mais 7.108 pessoas foram imunizadas contra a gripe/influenza na cidade, saindo de 48.041 doses aplicadas em 08/05, para 55.149 doses em 15/05. O número foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 16/05, pelo Departamento de Imunização do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O número reflete o resultado positivo e a adesão a população que tem procurado pela vacina nos horários noturnos disponibilizados nas unidades de saúde de Piracicaba.

Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pela divisão de vacinas, afirmou que o resultado é positivo. “Ver que a população está buscando a vacina e nossos indicadores de proteção à população melhorarem é crucial para o controle da doença na cidade. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves. Por isso, reforço que a população vá até a unidade de saúde, tome sua vacina e se proteja”.

Desta forma, a Prefeitura de Piracicaba vai manter a ampliação do horário de atendimento à população na próxima semana. De 20 a 24/05, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Caxambu seguem vacinando contra a gripe das 17h às 20h30. “É importante reforçar que a vacina está disponível para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade até o próximo dia 31/05, quando está previsto o encerramento da ação nacional”, completou Cibele.

Vacina contra à gripe segue disponível em todos as unidades de saúde da cidade até 31 de maio
Vacina contra à gripe segue disponível em todas as unidades de saúde da cidade até 31/05

Para receber o imunizante, que este ano é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil –, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. Durante a semana, vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

A enfermeira também recomenda que os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais procurem os postos de vacinação. “Quem não tomou a sua dose, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. A vacina é muito importante para proteger a população e evitar o aumento da incidência da doença na cidade”, enfatizou Cibele.

NÚMEROS – Desde o início da campanha (23/03), até quarta-feira (15/05), foram aplicados 55.149 doses na cidade; entre os grupos prioritários, já foram imunizados: 25.118 idosos (cobertura vacinal de 33,74%); 4.878 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (20,18%); 598 gestantes (16,73%); 42 puerpéras (7,15%); e 3.178 trabalhadores da Saúde (22,22%).