A mostra demonstra a combinação de agricultura e floresta

Será inaugurada neste sábado, 18/05, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a exposição Raízes da Gastronomia, que apresenta a interconexão entre tradição e inovação na produção de alimentos, destacando os aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas, e sua relação com as mais modernas técnicas de agricultura regenerativa, além da produção de café em fazendas sustentáveis de Minas Gerais. A mostra, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), fica aberta até o dia 9/06 e a entrada é gratuita.

A mostra, que visa conscientizar e expandir o conhecimento sobre o tema, apresenta uma seleção de imagens, documentários e artefatos que ilustram a jornada desde o cultivo até a mesa.

O povo Tuyuka, localizada no Amazonas, é um dos destaques da mostra devido à sua importância na cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde sua produção abastece não apenas as escolas locais, mas também parte da população. Além disso, a Guima Café, uma empresa situada em Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, é outra protagonista, com suas práticas de agricultura regenerativa certificadas pela Regenagri, instituição britânica de cafeicultura regenerativa.

A exposição conta com 50 fotografias e um documentário em curta-metragem que oferece um olhar profundo sobre as práticas agrícolas do povo Tuyuka e da Guima Café. Além disso, há um acervo de instrumentos utilizados na agricultura tradicional e indígena.

“A ideia inicial do Raízes da Gastronomia tinha como foco a gastronomia brasileira”, comenta Fabiano Moreira, idealizador do projeto. “Ao apresentar o projeto ao mercado de patrocínio (Lei Rouanet), percebemos o potencial em direcionar nossa pesquisa para a gastronomia indígena e descobrimos a agricultura regenerativa. A partir daí, surgiu a ideia de conectar o passado ancestral do cultivo indígena às modernas práticas de regeneração do solo”.

Na instalação, o público terá a oportunidade de conhecer o cultivo de uma variedade de alimentos, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará, maracujá do mato pelo povo Tuyuka. Além disso, poderá se encantar com a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água.

A mostra foi cuidadosamente elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo. “O lugar, a receptividade dos indígenas, o modo de vida e, principalmente, a força deles, que certamente vem da alimentação, me impressionaram”, relata Fabiano Moreira sobre a sua experiência no povo Tuyuka.

A exposição Raízes da Gastronomia é itinerante e, após a estreia em Piracicaba, segue em julho para Costa Rica, cidade no Mato Grosso do Sul. O projeto contemplado pela lei Rouanet tem patrocínio da John Deeree e da SLC Agrícola, apoio do Instituto SLC e Acriart, e realização do Ministério da Cultura.

SERVIÇO – Exposição Raízes da Gastronomia. Inauguração neste sábado, 18/05, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333. Visitação gratuita até 9/06, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h ao meio dia. Informações: (19) 3433-3674.