A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), reabriu as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos de edição de áudio e vídeo para mídias sociais e alongamento de unhas. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 14/05, até que sejam preenchidas as vagas remanescentes. Amanhã, quarta-feira, 15/05, haverá um plantão presencial no Térreo 1 do Centro Cívico para ajudar os candidatos que tiverem interesse nos cursos a fazer a inscrição.

As especializações são gratuitas e todo o material é fornecido aos alunos, exceto o vale-transporte, que o custo fica por conta do participante. As aulas acontecem no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Piracicaba, que fica na Rua Santa Cruz, 1148, Bairro Alto. A previsão é de que os cursos se iniciem no fim do mês e no início de junho.

Curso de alongamento de unhas pode ser feito gratuitamente pela Semdettur

Para o curso de edição de áudio e vídeo para mídias sociais, a idade mínima para participação é de 16 anos. As aulas acontecem no período noturno, das 18h30 às 22h30, às quartas-feiras, com 24 horas ao todo para concluir o curso. Há 25 vagas disponíveis para a especialização.

Já a especialização em alongamento de unhas tem duração total de 36h e é preciso uma idade mínima de 18 anos para participar. As aulas acontecem no período da tarde, das 13h30 às 17h30, às segundas e quartas-feiras. Há também 25 vagas para o curso.

INSCRIÇÕES – Os candidatos podem fazer a inscrição preenchendo o formulário pela internet (https://forms.gle/mRGJTKqAtHnM6ScX9). Ao preencher o formulário, os candidatos precisam anexar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e histórico escolar. As inscrições realizadas sem toda a documentação exigida serão desclassificadas.

Para quem deseja fazer a inscrição presencialmente, o plantão será realizado entre as 8h30 e 16h de amanhã, quarta-feira, 15/05, no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). O candidato precisa comparecer no atendimento do Centro Cívico, no Térreo 1, com cópias dos documentos solicitados para a inscrição. O endereço é Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, bairro Chácara Nazaré.

Semdettur tem curso gratuito para edição de áudio e vídeo pra redes sociais

É permitida somente uma inscrição por CPF – caso o candidato faça mais de uma inscrição, será considerada somente a última. A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga para realizar a matrícula, e se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes.

QUEM PODE SE CANDIDATAR – Para os dois cursos, podem se inscrever candidatos com o ensino fundamental completo (8ª série/9º ano) e que residem em Piracicaba (obrigatório). Há prioridade nas vagas para quem está desempregado e para os autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI).

Quem já foi contemplado com cursos de qualificação oferecidos pela Semdettur depois de 2021, e os que são empregados com ou sem registro em carteira, aposentados e beneficiários do INSS ficarão em um cadastro de reserva caso as vagas sejam atingidas pelo grupo prioritário.

A convocação é feita pela Semdettur atendendo as exigências da prioridade e por ordem de inscrição.