O Varejão Municipal Central volta a ser realizado dentro do barracão amanhã, sábado, 10/05. O espaço passa por reforma, que deve ser finalizada nos próximos dias. Enquanto foram realizados os serviços no piso, já finalizados, o equipamento funcionou em formato de feira de rua, para continuar atendendo a população.

A obra de reforma hidráulica e troca de piso era uma demanda dos permissionários e clientes e foi iniciada em 02/04. Alguns reparos na alvenaria dos balcões continuam em andamento, bem como a pintura do espaço, que terá início na próxima semana.

De acordo com a diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, Eliane Souza, mesmo com a continuidade da reforma, a Sema optou por retornar o varejão no barracão neste sábado, pois o espaço já está apto para receber os permissionários e clientes com segurança, visto que as obras maiores já foram concluídas.

Durante pouco mais de um mês, o Varejão continuou em funcionamento normal na rua Santa Cruz e avenida José Micheletti, para não prejudicar a renda dos cerca de 65 permissionários e seus auxiliares que trabalham semanalmente no espaço, bem como a rotina de compras dos clientes. Neste período, a Sema registrou a venda de 110 toneladas de alimentos.

A permissionária e agricultora familiar Cida Ferezini vende hortaliças nos varejões desde 1982. Ela ressaltou que esta revitalização era muito pedida pelos comerciantes. “Ficou ótima a reforma, a gente fica muito grato à Prefeitura e a Sema por ter atendido nosso pedido. Os varejões são muito importantes para nós, pois aqui trabalhamos por muitos anos e criamos nossos filhos com esse trabalho”, conta.

REVITALIZAÇÃO – Desde 2021, os varejões municipais vêm recebendo melhorias da Sema, como reformas de pisos, estacionamentos, balcões de suporte, instalação de alambrado e portões, arborização e reparos hidráulicos e elétricos.

Neste ano, teve início o processo de pintura interna e externa nos 19 espaços de comercialização, realizada por empresa terceirizada contratada através de licitação. O trabalho de pintura inclui paredes, muros, balcões, portas, grades e estrutura metálica dos telhados. Em paralelo com este serviço, a equipe da Sema também realizou pequenos reparos em portas, pisos, serviços de alvenaria, trocas e reposição de lâmpadas de todos os espaços.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, todas as demandas de reparos nos varejões foram elencadas pela Sema, baseadas em reivindicações de clientes e permissionários. “Desde o início da revitalização, nosso intuito foi melhorar a experiência do consumidor e dos produtores que vendem nos varejões”, afirmou Nancy.

Foi realizado toda a troca do piso e reforma hidráulica
Varejão Municipal Central foi o primeiro varejão inaugurado em Piracicaba, há 42 anos