A padronização segue as especificações determinadas pela Prefeitura, por meio da Semuttran

Os veículos que integrarão a nova frota de transporte público coletivo em Piracicaba estão passando por adequações visuais, com nova identidade, para iniciar a operação na cidade. A padronização segue as especificações determinadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

Os novos ônibus receberam identidade visual baseada nas cores da bandeira de Piracicaba, com predomínio do azul e detalhes em verde, além do logo da Prefeitura.

Parte dos veículos ainda será equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realiza as linhas troncais (entre terminais)

“Estamos nos preparativos finais para receber a frota, para enfim começar a operação do novo sistema de transporte coletivo. É importante destacar que todos os veículos atendem à legislação federal, sendo 100% acessíveis e com plataforma elevatória para cadeirantes, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante”, explicou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran. Os ônibus também serão equipados com wi-fi (internet sem fio) e entradas USB.

Parte dos veículos ainda será equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realizam as linhas troncais (entre terminais): 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI.

Os veículos deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. A empresa será responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa deve operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, que será ampliado, serviço esse destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. Os veículos deverão ter, ainda, idade média de cinco anos e idade máxima de dez anos.

O edital ainda exige que seja fornecido gratuitamente ao público interessado, por meio de aplicativo, serviço de informação que possibilite ao usuário ver os horários previstos atualizados em tempo real de chegada dos ônibus aos pontos de embarque, além do itinerário das linhas.

A Rápido Sumaré foi escolhida para operar o sistema de transporte público de Piracicaba porque ofereceu a menor tarifa. O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08.

O modelo dos veículos segue também as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), que reduzem, em média, 75% as emissões de poluentes atmosféricos.

TRANSIÇÃO – Segundo informações do Departamento de Transportes Públicos da Semuttran, a fase de transição do serviço inclui, entre outras ações, transferência de linhas para a nova empresa, cadastramento do usuário nos novos cartões, contratação de pessoal, implantação do sistema de monitoramento nos ônibus e limpeza e manutenção dos terminais.

Em reunião realizada em fevereiro deste ano, entre a Prefeitura e a empresa, ficou determinado que o cronograma de operação da nova empresa se inicia com a linha 444 – Sônia. Na sequência, serão as linhas 240 – Cecap e 301 – Pauliceia e, posteriormente, a linha 801 – São Jorge.