Será aberta no dia 10/05, às 19h, durante a entrega da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, a mostra Meu nome? Carmela Pereira!, no Mezanino do Armazém 14A. Hoje aos 88 anos, ela é reconhecida como expoente da arte naïf. A curadoria é de Margarete Regina Chiarella e a mostra, com cerca de 70 obras, pode ser visitada até 11/08.

Carmela é piracicabana e filha de lavradores. No Orfanato Coração de Maria encontrou um refúgio. Brincadeiras infantis se misturavam com a saudade dos pais, enfrentando a dor da perda precoce. Criada pela avó, desenvolveu com ela habilidades fundamentais ao longo de sua vida. Bordar, tricotar, costurar, crochetar são atividades que não apenas preencheram seus dias, mas moldam sua forma de expressão. Após 36 anos como empregada doméstica, se aposentou. Lançou um manual para esta categoria de trabalho, entre mais de uma dezena de livros editados e outros ainda inéditos.

Nesta exposição, Carmela conta sua história, narrando as nuances da infância e as batalhas da vida adulta, através de sua plasticidade. Suas obras representam rompimentos com a estrutura hegemônica da técnica, da linguagem, da estética e da representação baseada em modelos preestabelecidos. Foi assim reconhecida como pintora no Sesc Piracicaba, ganhando vários prêmios, especialmente na Bienal Naïfs do Brasil.

A mostra poderá ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h;

Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra – Armazém 14A, em frente à passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central.

Carmela, aos 88 anos, recebe homenagem da Prefeitura com mostra na Pinacoteca

Início: sexta-feira 10 maio, 2024 às 19:00

Fim: domingo 11 agosto, 2024 às 17:00

Local: Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra - Armazém 14A, em frente à passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. SP BR