A educação de Piracicaba está mais uma vez em destaque: o projeto Ser Ver: Práticas Ecológicas Comunitárias, que foi idealizado e desenvolvido em 2023 pela turma do 3° ano C do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, foi selecionado em 3° lugar no estado de São Paulo para o Prêmio Educador Transformador, que tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores. O prêmio recebeu inscrição de 3.450 projetos de escolas de todo o país, sendo 367 do estado de São Paulo.

O processo de seleção do projeto é composto de três etapas avaliativas, sendo elas estadual; regional e nacional, e apenas o 1º lugar de cada categoria é classificado.

“Apesar de não ter ido para etapa regional, fiquei emocionada de ter o reconhecimento de uma prática pedagógica que transformou a vida de estudantes, da comunidade escolar e que se propagou para além mares, já que o podcast que a turma criou teve mais de 1.500 streamings, inclusive nos Estados Unidos”, explicou a professora que desenvolveu o projeto com os estudantes, Ana Lydia Costa Gouveia.

A turma do 3° ano C do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos, junto com a professora Ana Lydia Costa Gouveia

A proposta da escola Joaquim Carlos visava o protagonismo e autonomia dos estudantes em prol de soluções sustentáveis. Eles fizeram parcerias com empresas privadas, autarquias municipais e indústrias, e realizaram oficinas de plantio, doação de mudas de árvores, arrecadação de livros, brinquedos e meias, trocando os objetos por ecobags e canecas reutilizáveis que foram personalizadas pela turma.

O projeto foi documentado pelos próprios estudantes por meio do Blog Ser Verde e do Podcast DoC. Criaram também o aplicativo DoC para gerenciamento das práticas ecológicas comunitárias.

O PRÊMIO – Realizado pelo Sebrae, o Bett Brasil e o Instituto Significare, o Prêmio Educador Transformador é um dos principais programas de valorização que visa divulgar projetos e educadores promotores de experiências exitosas e projetos inovadores nas escolas por todas as regiões do Brasil, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Puderam se inscrever professores de escolas públicas e privadas, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.