{mosimage}A Região Norte de Piracicaba conta desde a tarde de ontem com o Centro Cultural “Isaíra Aparecida Barbosa, Zazá”. O Centro, que se originou do antigo PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Mário Dedini, foi totalmente reformado e transformado num espaço que as comunidades poderão utilizar para atividades sociais e culturais.O novo espaço conta com sala de música para aprendizagem de instrumentos variados, salão de dança, sala para artes plásticas, palco para ensaios e apresentações, sala administrativa, biblioteca, sanitários masculino, feminino e adaptado, rampas de acesso para deficientes e brinquedos infantis.No Centro serão oferecidas atividades culturais, que segundo a Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, serão discutidas com os agentes do Programa Movimentação Cultural nas próximas semanas.Durante a solenidade de inauguração, que contou com homenagem ao filho da cantora Zazá, Rafael Spolidore; moção de pesar da Câmara de Vereadores; apresentações de clows; da Banda União Operária; show de diversos músicos da cidade e bênçãos de pastor e diácono, a Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese lembrou que no Plano de Governo elaborado em 2004 durante a campanha, foi previsto a construção de três centros culturais na cidade, mas que com o trabalho do prefeito Barjas Negri, que soube economizar, planejar e ouvir a comunidade, já são quatro Centros Culturais (Nhô Serra, no 1º de Maio; Pacheco Ferraz, no Centro; Armazém Cultural Maria Dirce Camargo, no Centro e o Zazá, na Região Norte) extrapolando o próprio plano de governo desta administração. “O prefeito faz obras planejando do início ao fim. Não faz obras faraônicas para depois serem abandonadas e faltar recursos para colocar móveis, equipamentos e pessoas para serem contratadas para fazer funcionar. Não, ele planeja do início ao fim”.Em seu discurso, Rô ainda anunciou à comunidade que no domingo de Carnaval, será realizado matinê naquele espaço para crianças do bairro e região, das 14h às 18h.Na oportunidade, os vereadores José Aparecido Longatto, Fausto Rocha e André Bandeira, presentes ao evento, enalteceram a obra, lembrando a importância de espaços culturais para a qualidade de vida da população, opinião compartilhada pelos líderes comunitários presentes ao evento. {mosimage}Para o Prefeito Barjas Negri, a entrega deste Centro se configura como mais um investimento social nesta região em que moram milhares de pessoas, um investimento na área cultural, que não é apenas um prédio onde possa fazer ensaio, apresentação, de música e dança, mas também onde funcionários da cultura, monitores, orientadores culturais poderão formar crianças, jovens e adolescentes. Além disso, acrescenta, Barjas “é necessário fazer investimento na cultura, e nós recuperamos espaços que estavam abandonados, é o caso da Estação da Paulista, da Pinacoteca, da Sala 2 do Teatro Municipal, é o caso deste prédio que estava abandonado, é o prédio do 1º de Maio, onde tem o Centro Cultural Nhô Serra. Estamos recuperando estes espaços, colocando artistas e pessoas com formação para ensinar, porque não é só ir à escola, a formação cultural, histórica e política é importante na formação da cidadania.”Homenagem a ZazáO nome do Centro Cultural, que homenageia a cantora Zazá, é resultado de Projeto de Lei do Vereador José Aparecido Longatto. Isaíra Aparecida Barbosa era cantora da cidade de Piracicaba, que em outubro de 2007 faleceu. Com jeito simples, simpatia e voz inconfundível, começou na música como que numa brincadeira, num videoquê. Começa a cantar na “Palma da mão”, depois monta o grupo “Zazá e Banda” e não pára mais.