A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria com meliponicultores do município, promove no próximo domingo, 24/03, o Encontro de Meliponicultura Urbana de Piracicaba e Região, das 9h às 12h, no Varejão da Paulista.

O evento destina-se à divulgação da criação de abelhas ASFs (Abelhas Nativas Sem Ferrão), e tem o objetivo de dividir conhecimento e orientações sobre a importância das abelhas no meio ambiente e na agricultura.

Durante o evento haverá o lançamento do aplicativo AlôBee, pela startup piracicabana GeoApis, que previne a mortalidade de abelhas urbanas durante a aplicação do fumacê contra o mosquito da dengue.

Com o aplicativo, o meliponicultor pode cadastrar suas colmeias, receber um aviso sobre a aplicação do fumacê na região e planejar o manejo das abelhas para evitar que elas morram enquanto o mosquito da dengue é combatido.

O encontro também terá palestras sobre abelhas urbanas, geração de renda com a meliponicultura e oficina de ninho isca e caixa de abelhas. Expositores venderão mel, própolis, cera e caixas de abelhas vazias.

Segundo o meliponicultor e um dos organizadores do evento, Carlos Jesus de Souza, “o encontro busca incentivar a prática da meliponicultura urbana, em prol da preservação de espécies e da promoção da educação ambiental”.

O encontro é realizado pelo CJS Meliponário Urbano, Meliponário 2F, GeoApis e Sema. O Varejão da Paulista fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2110.

Encontro reune interessados na criação de abelhas sem ferrão
Meliponicultura contribui para o desenvolvimento das agroflorestas e da agricultura sustentável, explicam organizadores