Encontro Água & Clima abordou impactos da crise climáticas

Buscando incentivar as reflexões sobre os impactos da crise climática, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), promoveu na última sexta-feira, 8/03, o encontro Água & Clima: Diálogos por um Município mais Sustentável. A ação, que integra a programação do Mês da Água, foi aberta ao público e realizada no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Participaram do evento o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, a secretária de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, e o analista de políticas públicas do Imaflora, Bruno Vello.

“É muito importante, enquanto Secretaria de Meio Ambiente, realizar esse evento. O nosso Núcleo de Educação Ambiental tem se engajado bastante com uma agenda cheia de atividades sobre esse e outros temas, com o intuito de discutir trocar experiências e favorecer o aprendizado. E tudo isso tem gerado em uma grande influência nas ações que o Poder Público tem realizado na cidade”, salientou Salvaia.

Em consonância com o Dia Internacional da Mulher, data em que aconteceu o encontro, um dos temas abordados nos diálogos foi também a influência das desigualdades de gênero e raciais no acesso à água e na vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas. Além desta temática, o evento teve ainda outras três rodas de conversa simultâneas com os seguintes temas: agroecologia e florestas; áreas protegidas e sua importância para a água e o clima; e educação ambiental no contexto das bacias hidrográficas.

O evento Água & Clima: Diálogos por um Município mais Sustentável foi promovido pela Simap, em parceria com Imaflora, Rotas Afro, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads), Secretaria Municipal de Educação (SME), Projeto Corredor Caipira e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Fundação Florestal (FF) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e Comclima.