Alerta dos agentes é para que águas coletadas durante chuvas deve ser devidamente coberto e, semanalmente, aplicar cloro para evitar que o mosquito se reproduza ali

A Prefeitura de Piracicaba participou do Dia D, realizado pelos governos Estadual e Federal em 1º e 02/03, para combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste período, foram recolhidas quase seis toneladas de inservíveis em arrastão e mais de 1.700 casas visitadas nos mutirões, por agentes de zoonoses e comunitários de saúde nas diversas atividades que percorreram mais de dez bairros da cidade sob o comando do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Mais que cinco toneladas de inservíveis foram recolhidos durante arrastão

Com cerca de 60 agentes pelas ruas, os mutirões da dengue passaram na região Oeste, pelos bairros Novo Horizonte, Kobayat Líbano e adjacências onde visitaram 1.760 residências em atividade orientativa e educativa com a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Deste total, os agentes conseguiram verificar 924 casas, com 16 recusas (quando o proprietário não permite a entrada dos agentes) e encontraram 823 residências fechadas.

Agentes de saúde orientam a população a evitar deixar água acumulada e parada e assim evitar a reprodução do mosquito Aedes

O arrastão esteve na região Leste, percorrendo os bairros Pompeia, Sol Nascente, Chapadão, Alvorada, Jardim Itamaracá, Jardim Itaberá e adjacências, de onde retiraram 5,58 toneladas de inservíveis. É importante destacar que as duas regiões visitadas nestas datas também receberam equipes da Prefeitura que realizaram a nebulização de residências.

Agentes de Saúde ainda encontram dificuldades em entrar nas residências durante ações de Mutirão

“É por isso que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não param com suas ações de fiscalização, conscientização e educação. É preciso que todos nós entendamos o nosso papel no combate a essa doença. Estamos e vamos continuar fazendo de tudo para evitar surtos de dengue em nossa cidade e contamos com a colaboração da população”, afirmou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior.

Agente de saúde explica que é importante manter caixas d'água devidamente tampadas e vedadas para evitar a proliferação de mosquitos
Agente de saúde explica que é importante manter caixas d’água devidamente tampadas e vedadas para evitar a proliferação de mosquitos

AÇÕES CONTINUAM – O trabalho segue intensificado na cidade. Esta semana, a equipe de orientação pedagógica começa uma jornada de capacitação de professores da rede municipal, inicialmente em 16 unidades instaladas na região Leste. A proposta é que estes professores sejam multiplicadores para os estudantes. Também seguem os trabalhos de nebulização e orientação casa a casa com os agentes comunitários de Saúde nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade.

Equipes do PMCA realizaram Arrastão na região Leste da Cidade

Para o próximo sábado, 09/03, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue estará nos bairros Itapuã e Jardim Planalto, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal, ao lado do Terminal de Ônibus do São Jorge. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o arrastão vai passar pelos bairros Jardim Oriente, Serra Verde, Água Branca e adjacências, tendo como ponto de encontro a Igreja Católica do Serra Verde (Av. Edne Rontani Bassetti, s/nº).

Novo Arrastão da Dengue está programado para sábado, 09-03
Novo Arrastão da Dengue está programado para sábado, 09/03

“Estamos intensificando há alguns meses as campanhas de combate à dengue, porém, ainda há muitas casas que não permitem que nossos agentes entrem e façam a fiscalização. A intenção não é punir ninguém, mas sim, orientar e conscientizar que a população também precisa fazer a parte dela. É bom lembrar que a Prefeitura também realiza, durante a semana, ações de nebulização para conter a reprodução de mosquitos. Além disso, o arrastão também se faz importante, pois retira materiais que podem servir de criadouro para o Aedes. Desta forma, podemos oferecer mais proteção aos moradores no sentido de que os mosquitos e larvas sejam também eliminados, mas para isso precisamos do apoio da população”, esclareceu Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.