Marcio Ermida, orientador pedagógico do PMCA, durante palestra em empresa realizada nesta semana

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue ampliando as ações de orientação e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da atuação das equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA). A partir da próxima semana, os agentes de orientação pedagógica do PMCA ampliam o trabalho de capacitação voltado para servidores junto as unidades de Saúde, bem como aos professores da rede municipal de ensino, com apoio da Secretaria de Educação.

Conforme explica Márcio Ermida, orientador pedagógico do PMCA/CCZ, este primeiro ciclo de atividades envolve atualização sobre doenças como a dengue e febre maculosa. “É uma ação da nossa rotina, porém, o momento também é oportuno para potencializar a abrangência do trabalho do PMCA. Nesta semana também realizamos uma palestra orientativa sobre a dengue para funcionários de uma grande empresa de transportes e logística da cidade a pedido da própria empresa”, disse.

A partir da próxima semana, o trabalho será com os professores da Rede Municipal de ensino. “Na terça-feira, 05/03, começaremos capacitação sobre dengue para professores nos horários de HTPC. Inicialmente, serão 16 escolas da região leste, devido ao alto número de casos concentrados naquela região, mas a intenção é estar em todas as unidades capacitando professores para serem multiplicadores de informações junto aos alunos”, completou Ermida ao lembrar que as primeiras escolas a receberem a atividade são a EM Prof. Elias Boaventura e EM Prof. Santo Granuzzio.

DIA D – Neste sábado, 02/03, as ações da dengue estarão por toda a cidade com arrastões e mutirões que fazem parte do Dia D estadual e nacional de combate ao mosquito. Com 60 agentes, o Mutirão da Dengue será das 8h às 13h, na região Oeste, passando pelos bairros Novo Horizonte, Kobaytat Líbano e adjacências tendo como ponto de encontro no Varejão do bairro à Rua Lauro Fernandes Ferrari, s/nº. Neste caso, as equipes do PMCA e agentes comunitários de saúde percorrem as casas para uma vistoria e avaliar se existe ou não possíveis criadouros do mosquito Aedes fazer as devidas orientações.

O Arrastão da Dengue será das 8h às 14h, na região Leste, e os bairros atendidos serão Pompéia, Sol Nascente, Chapadão, Alvorada, Jardim Itamaracá e Jardim Itaberá, tendo como ponto de encontro o Clube do Sindicato dos Metalúrgicos, na Av. Dois Córregos. Nesta ação, a orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 01/03 de 2024 foram registradas 4.391 notificações para a dengue com 1.705 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 1.277 notificações, 95 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 969 notificações, 41 confirmações, sem óbito.