Simap apresenta programa de Certificação em ESG amanhã, na Acipi

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza amanhã, 22/02, às 14h, no auditório da Acipi, apresentação oficial do programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, para explicação do cronograma, processos e para tirar dúvidas. Podem participar do evento quaisquer empresas, com ou sem fins lucrativos, interessadas em obter a certificação. A participação é aberta ao público-alvo, sem necessidade de inscrição.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento de uma região metropolitana cujas organizações comprometam-se em conduzir decisões e ações mais éticas e positivamente mais impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

As certificações serão concedidas pela Prefeitura às organizações que atenderem aos critérios propostos. As empresas ingressantes terão medidas a maturidade em ESG em 56 itens organizados em seis dimensões e serão, potencialmente, certificadas pela Prefeitura de Piracicaba, se alcançarem níveis esperados nestas seis dimensões. Assim, serão denominadas publicamente Organização ESG. As demais receberão o selo Jornada ESG, pois demonstram estar no trajeto de aprimoramento de suas práticas.

INSCRIÇÕES – A participação na apresentação de amanhã é aberta ao público. Entretanto, para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

No ato da inscrição, deverão ser informados nome da organização, dados para contato com o responsável pelo preenchimento do questionário, além de informações que identificam o porte e o setor da organização.

O cronograma do programa compreende o preenchimento de questionário de avaliação em até 30 dias após inscrição (questionário será enviado por e-mail às empresas inscritas). Na sequência, será realizada a validação das informações, podendo ser via envio de documentos, visitas in loco ou virtuais.

Na última etapa do cronograma, as empresas classificadas com os selos Jornada ESG ou Organização ESG participarão da ESG Alliance, na qual se discutirá as melhorias dos indicadores ESG da organização.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ – página 39).

SERVIÇO – Apresentação do programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG. Amanhã, 22/02, às 14h, no auditório da Acipi (rua Prudente de Moraes, 463, Centro).