A comédia conta a história de três solteironas

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), coloca as artes cênicas em destaque neste fim de semana no Parque do Engenho Central. O complexo histórico e turístico às margens do rio Piracicaba recebe amanhã, 17/02, às 10h, o espetáculo Opinião Conta Dandaras, da Cia Opinião, em frente aos armazéns 7A e 7B, e a peça As Três Marias Em Busca do Ponto G, da Cia Te-Ato de Teatro, no domingo, 18/02, às 17h e às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. Toda a programação é gratuita.

No sábado pela manhã, Opinião Conta Dandaras fala de Dandara dos Palmares. O espetáculo evocada seu símbolo de luta contra a exploração humana e da resistência de mulheres pretas. A encenação se organiza em quadros que compõem uma narrativa com uma construção dialética entre cantos, versos e compartilhamentos que trata da suada realidade brasileira ao longo de séculos.

O espetáculo da Cia Opinião tem dramaturgia de Priscila Flor e direção e montagem de Davi Lima, com composições de Zé Rodovalho. Rodovalho também toca violão ao vivo ao lado de Pepê, na percussão.

Já no domingo, a Cia Te-Ato de Teatro, que celebrou 25 anos em 2023, revigora no palco do Teatro do Engenho a comédia As Três Marias Em Busca do Ponto G, que foi originalmente lançada em 1998 na sala principal do Teatro Municipal Dr. Losso Neto.

A comédia de Méri Didoné conta a história de três solteironas, Maria do Socorro, Maria das Dores e Maria da Graça. Socorro (Jhoão Scarpa) é rica e toda puritana, sonha em se casar com um príncipe encantado e escreve semanalmente cartinhas para o correio sentimental da Tia Celeste. Dores (Jorge Lode) é a amiga que mora de favor, ela é toda bem resolvida, mas esconde que seu maior sonho é também casar com bom partido. Graça (Tarcízio Rafael) é a empregada, fofoqueira e semianalfabeta ela apronta situações com a patroa e sua amiga que esquentam o espetáculo.

Desde a sua estreia, o espetáculo já viajou pelo interior de São Paulo, fez temporada no Rio de Janeiro e participou da Mostra Raízes e Trilhas da Cultura do Grupo Arcelor Mittal, do Mapa Cultural Paulista, além das inúmeras apresentações em Piracicaba. A última apresentação na cidade foi em setembro de 2019, pouco antes da pandemia.

SERVIÇO – Opinião Conta Dandaras, da Cia Opinião, amanhã, 17/02, às 10h, em frente aos armazéns 7A e 7B do Engenho Central, e As Três Marias Em Busca do Ponto G, da Cia Te-Ato de Teatro, no domingo, 18/02, às 17h e às 20h no Teatro Municipal Erotides de Campos. Programação gratuita.