Devido ao aumento nos casos de dengue registrados em todo o Brasil, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir de hoje, sexta-feira, 09/02, passa a divulgar semanalmente o Boletim da Dengue nas redes sociais e no portal da Prefeitura. A divulgação será semanal, sempre às sextas-feiras, e ocorrerá até que o número de novos casos da doença seja estabilizado.

A divulgação deste boletim visa colocar a população a par do quadro semanal de evolução dos casos de Dengue, bem como as ações especiais da Prefeitura no município, para que todos redobrem os cuidados de prevenção, evitando, principalmente, o acúmulo de materiais que possam ser foco para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Entre as ações realizadas estão os Arrastões e Mutirões da dengue, fiscalização a imóveis abandonados e/ou fechados, além do trabalho de conscientização promovido pelos agentes comunitários de Saúde, por exemplo.

É importante lembrar que, caso a pessoa apresente sintomas da dengue – que são febre alta, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pela pele, além de diarreia e vômitos – deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento médico.

Entre os cuidados para combater o mosquito da dengue estão eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água; lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana; em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação pelo SIP 156 ou diretamente no PMCA (Plano Municipal de Combate a Dengue) pelo telefone 3427-3351.

Confira as próximas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que serão realizadas pela Prefeitura:

Ação Educativa – No Carnaval, de 10 a 12/02, os agentes do PMCA fazem trabalho de orientação e panfletagem; Sábado, 17/02, das 8h às 12h, com esquetes teatrais, panfletagem e esclarecimento de dúvidas nos terminais de ônibus da Paulicéia (TPA), do Cecap (TCE), e São Jorge.

Mutirão da Dengue – Sábado, 17/02, das 8h às 13h, na região Norte, passando pelo bairro Vila Industrial e adjacências.

Arrastão da Dengue – Sábado, 17/02, das 8h às 14h, na região Oeste, passando pelo bairro Vila Cristina e adjacências.