52 SAC estava no Armazém 14 do Engenho Central

Um dos mais tradicionais e concorridos salões de arte contemporânea do Brasil, o SAC de Piracicaba, em sua 52ª edição, realizada de 15/12/2023 a 04/02/2024, foi visitado por 2.277 pessoas. Um balanço realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), que anualmente organiza o evento por meio da Pinacoteca Municipal, aponta que os visitantes vieram de 20 estados brasileiros e de 20 países.

Do total de visitantes, que puderam apreciar 77 obras, produzidas por 29 artistas diferentes, oriundos de 11 estados, 813 pessoas são de Piracicaba, naturalmente a cidade que mais teve registros de visitação no 52º SAC, montado no Armazém 14 do Engenho Central de 15/12/2023 a 4/02/2023.

SAC, na 52 edicão, teve esculturas, quadros e instalações
SAC, na 52ª edição, teve esculturas, quadros e instalações

São Paulo foi o estado que mais trouxe visitantes ao 52º SAC, com 1901 pessoas que vieram de 124 cidades paulistas. Além de Piracicaba, vieram 180 pessoas da capital, 93 de Campinas, 88 de Americana, 44 de Limeira, 33 de Santa Bárbara D’Oeste, 32 de Santo André, 28 de Rio das Pedras e de Sorocaba, além de visitantes de Pirassununga, São Carlos, São José dos Campos, Agudos, Barra Bonita, Brotas, São Sebastião, Suzano, entre outros lugares.

O salão também recebeu 61 pessoas de Minas Gerais, 25 do Paraná, 24 do Rio de Janeiro, 22 de Santa Catarina, 15 da Bahia, cinco do Pará, quatro de Brasília, três de Tocantins, além de visitantes do Mato Grosso, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

O SAC do ano passado, uma edição cheia de obras de técnicas diversas, com uso de equipamentos inovadores e tecnológicos, ainda atraiu turistas estrangeiros que passavam por Piracicaba. Da Austrália, quatro pessoas vieram ao salão, além de três do Canadá e outros 10 dos Estados Unidos. Pessoas do Chile, Portugal, Cuba, Suíça, entre outros países, também marcaram presença.

Visitação aconteceu até o começo de fevereiro
Visitação aconteceu até o começo de fevereiro deste ano

As obras da edição foram selecionadas e premiadas pelo júri formado por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto da Silva e Sylvia Furegatti, e contou com comissão organizadora formada por Renata Gava, diretora da Pinacoteca, Juliana Mazzero, Eduardo Grosso, Margarete Chiarella e Antônio Natal Gonçalves.

“Os números mostram como o nosso SAC tem prestígio. Em especial na 52ª edição, ajudou a movimentar a visitação ao Engenho Central principalmente aos fins de semana. É a motivação para entregarmos um 53º salão ainda mais plural e inovador”, afirma o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame.

PREMIADOS – Ganharam o Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba os seguintes artistas e suas respectivas obras: Julian Campos, com a obra Ponto I da série Avessos do Avesso; Dulce Martins, com a série Álbum de Família I e II; DMP, com a obra Min-Notauro n° 2.

Ganharam o Prêmio Aquisitivo Câmara: Wesler Machado Alma, com três obras da série Sem Título, Da Série Esquinas que me Dobram; Liliana Alves, com as obras Sem Título – Série Papelão # 62, Sem Título – Série Papelão # 65 e Sem Título – Série Papelão # 67; Paulo Ruiz, com a obra Pandemic.