Encontros aconteceram durante os meses de janeiro e fevereiro

Para garantir a segurança dos foliões no Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) realizou diversas reuniões com equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e oficiais da PM (Polícia Militar). Nos encontros durante os meses de janeiro e fevereiro, que aconteceram na sede da pasta, no Engenho Central, alguns com presença de integrantes dos blocos, foi definido um esquema de segurança especial para os dias e locais que receberão os eventos carnavalescos.

Durante os cortejos e apresentações dos blocos de rua, haverá suporte da PM (Polícia Militar), da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) do início ao fim. Nos desfiles, o patrulhamento e equipe da pasta darão apoio na concentração e no trajeto. No caso de blocos estáticos, a segurança será permanente no entorno. As câmeras da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico) também serão usadas nas ações de segurança.

Nos espaços fechados, como o Carnaval das Marchinhas na Estação da Paulista, as matinês nos bairros e as folias no Engenho Central, é proibida a entrada com qualquer tipo de objetivo de vidro e pontiagudo. Também não será permitida a entrada com cooler. Haverá revista nas entradas de cada local para garantir a segurança dos foliões. O Pelotão Ambiental realizará a fiscalização de ambulantes nos locais onde serão realizados os eventos.

A Semac ainda reforma que, durante a realização do evento, assim como em todos os eventos da pasta em locais fechados, não será comercializado nenhum tipo de bebida ou alimento em vasilhame de vidro.

A orientação da Semac e das forças policiais é em prol de um Carnaval de paz e de respeito ao próximo, conforme ressalta o secretário Carlos Beltrame. “Promovemos esta agenda gratuita de Carnaval na cidade para que a população se divirta e confraternize com amigos e familiares. Todo o apoio da Guarda Civil, Semuttran e da PM, seja nos locais fechados como nos cortejos e apresentações de blocos, é para garantir a harmonia da festa, dar segurança, assim como no Carnaval de 2023, em que não tivemos sequer um incidente. Este ano, sem dúvida, não será diferente”, ele comenta.

A Guarda Civil ainda faz algumas recomendações de segurança para os foliões, entre elas evitar falar ao celular em locais de grande aglomeração; se afastar de confusões; não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas; não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; obedecer a sinalização de trânsito e evitar discutir ou brigar no trânsito.
Para acionar a Guarda Civil, o telefone de emergência é o 153.

APOIO EM BLOCOS – Além do esquema de segurança, o desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2024, realizado pela Prefeitura, por meio da Semac, conta com fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões, além de trio elétrico e tendas.

Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba, da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) e da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria).

Confira a programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo

Dia 26/01 (sexta-feira)

Uma Noite no Mirante

Atração: Fantásticos do Samba, GMP Bras Band e a Capivara Mona.

Das 19 às 22h

Dia 10/02 (sábado)

Trio Elétrico Amigos da Banda

Concentração: 10h