A nova empresa contratada para operar o sistema de transporte público coletivo de passageiros de Piracicaba, a Rápido Sumaré LTDA., começa a operar na cidade no dia 9/06. A data foi informada pela diretoria da empresa durante reunião com o prefeito Luciano Almeida na tarde de ontem, quarta-feira, 7/02. Conforme o edital de concessão do serviço, a empresa deverá disponibilizar ônibus com Wi-Fi (internet sem fio) e entradas USBs, além de parte da frota com ar-condicionado.

quatro homens e uma mulher sentados em volta de uma mesa, para reunião
Reunião entre prefeitura e represantes da empresa que vai operar o serviço de transporte público aconteceu no gabinete do prefeito

Além do prefeito, participaram da reunião a titular da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira; o diretor do Departamento de Transportes Públicos de Piracicaba, Vanderlei Quartarolo, e os representantes da Rápido Sumaré, Fabio Figueiredo e Belarmino da Ascenção Marta Junior.

O cronograma de operação da nova empresa se inicia com a linha 444 – Sônia. Na sequência, serão as linhas 240 – Cecap, a partir de 16/06 e 301 – Pauliceia e 801 – São Jorge, a partir de 23/06. A previsão é que até 25/08, 100% da frota de transporte público coletivo de Piracicaba seja da Rápido Sumaré.

De acordo com o edital da concessão, a execução dos serviços será por cinco anos. O critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa. O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08, na data base de junho de 2022. O edital exige que seja fornecido gratuitamente ao público interessado, por meio de aplicativo, serviço de informação que possibilite ao usuário ver os horários previstos atualizados em tempo real de chegada dos ônibus aos pontos de embarque, além do itinerário das linhas.

Todos os veículos da frota, em atendimento à legislação federal, serão 100% acessíveis e com plataforma elevatória para cadeirantes, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante.

Os veículos deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. O vencedor da licitação é responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa deve operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. Os veículos deverão ter, ainda, idade média máxima de cinco anos e idade máxima de dez anos.