Edital que homologa a telemedicina em Piracicaba foi publicado hoje no Diário Oficial do Município - Crédito: Divulgação/GMI

Pela primeira vez na história do município, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba vai disponibilizar à população o atendimento médico em pediatria e clínico geral por meio da telemedicina. Foi homologada a contratação da empresa GMI (Gestão Médica Inteligente Participações Ltda) para oferta do serviço exclusivamente para moradores de Piracicaba por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão. O edital está publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 07/02. A disponibilização dos serviços deve ser iniciada a partir da assinatura da Ordem de Serviço e concluída em até 10 dias corridos. A execução do atendimento se dará por 12 meses e o investimento é de R$ 3.264.800,00.

Conforme explica o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, a empresa vai prestar serviços médicos via internet, por videoconferência e de orientação médica, realizadas por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. “O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados municipais durante 24h/dia”, afirmou.

O prefeito Luciano Almeida reforçou a importância da disponibilização do serviço. “A estimativa é fazer até 3.500 atendimentos virtuais por mês. Desta forma, esperamos diminuir o impacto do atendimento de pacientes leves ou sem risco de morte nas unidades de urgência e emergência, ou seja, nas UPAs. Por isso o funcionamento do atendimento médico será em horários que estas unidades de saúde já não estiverem mais abertas para acolhimento de pacientes”.

O atendimento será realizado por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão para os usuários do SUS, sem agenda prévia, lembrou o prefeito. “É mais um passo para garantir o amplo acesso à saúde para a população. Os piracicabanos que já estão cadastrados no cartão Pira Cidadão vão acessar o app e solicitar o serviço da telemedicina. Quem ainda não tem o seu cartão, pode fazê-lo de forma online e gratuita no próprio aplicativo, diretamente em um dos nossos pontos fixos e volantes espalhados pela cidade ou ainda nas ações do projeto Pira nos Bairros”, destacou Luciano Almeida.

Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da SMS, enalteceu que a telemedicina é um meio de assegurar o fornecimento de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, “e ao se juntar com as tecnologias da informação, forma um sistema capaz de disponibilizar aos profissionais da saúde, mesmo remotamente, informações válidas não apenas para diagnósticos e tratamento de agravos como, também, para os aspectos inerentes à gestão da saúde pública”.

Em Piracicaba, o atendimento ao munícipe será pelo aplicativo e deverá ocorrer em até 10 minutos do pedido de consulta. O médico deverá classificar o paciente segundo Sistema de Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. As consultas médicas terão duração média de até 12 minutos.

Cabe destacar que o médico atendente deverá orientar, imediatamente, o paciente identificado nas classificações amarelas, laranjas e/ou vermelhas, a busca por atendimento em UPA mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é de responsabilidade única e exclusiva do paciente garantir que o dispositivo utilizado para a realização de sua Teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização. Além disso, todos os dados envolvidos na teleconsulta observam o sigilo médico-paciente e a proteção de dados dos pacientes, via Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Cartão Pira Cidadão pode ser feito por aplicativo para celular e também na forma presencial nas ações do projeto Pira nos Bairros

CARTÃO PIRA CIDADÃO – Para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.