Unidades de Saúde ofertam preservativos gratuitamente aos usuários do SUS durante o ano todo

Os foliões que participarão do Carnaval de rua deste ano poderão contar com apoio das equipes do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) que distribuirão, gratuitamente, cerca de 10 mil preservativos nas diversas ações programadas pela Prefeitura de Piracicaba de sábado, 10/02, até a próxima terça-feira, 13/02. Os preservativos distribuídos, bem como o gel lubrificante, são fornecidos pelo Ministério da Saúde, e fazem parte das estratégias de Prevenção Combinada. Além disso, também haverá entrega de material educativo sobre a prevenção das IST (infecções sexualmente transmissíveis), confeccionado pelo município, e a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis nos dias 11 e 13/02, no Engenho Central.

Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e da Vigilância em Saúde de Piracicaba (Cevisa), explica a importância da prevenção. “O Carnaval é momento de alegria e descontração, mas é indispensável que todos aproveitem de maneira segura e responsável, inclusive na prática sexual. Portanto, nós reforçamos que o uso do preservativo em todas as relações sexuais é a maneira mais eficaz para proteção contra o HIV, a sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de ser também um importante método contraceptivo para quem deseja evitar a gravidez. Atualmente, existem também outras estratégias que podem ser utilizadas de maneira simultânea para a prevenção do HIV, a chamada Prevenção Combinada, e nossa intenção é levar essas informações à população, bem como incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.”

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, reforça que além do Cedic outras mais de 70 unidades de saúde da cidade mantêm a distribuição gratuita de preservativos e ofertam de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C em sua rotina. “Vale ressaltar que o município investe constantemente na capacitação das equipes, na elaboração e confecção de materiais e estratégias de prevenção e diagnóstico das ISTs durante todo o ano”, disse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias ocorre 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis. Doenças antigas, que remontam à Idade Média, como a sífilis, por exemplo, ainda hoje podem ser consideradas uma epidemia pela falta de proteção adequada. É importante lembrar que a sífilis, assim como outras ISTs, tem cura e o tratamento é simples e gratuito.

Em relação ao HIV, segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria dos casos de infecção no país é registrada em jovens, na faixa de 20 a 34 anos (52,7%). O HIV não tem cura, mas tem tratamento gratuito pelo SUS. “Portanto, é recomendado que todos aqueles que tiveram algum tipo de exposição, como relação sexual desprotegida, procurem uma unidade de saúde, pois nem sempre a pessoa infectada apresentará sintomas. O diagnóstico precoce é extremamente importante pois permite tratar o quanto antes e garantir qualidade de vida, bem como evitar que o indivíduo transmita a infecção para outras pessoas”, concluiu Karina.

ESTRATÉGIA – A Prevenção Combinada associa diferentes métodos (ações) de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST e das hepatites virais tanto para a prevenção do HIV, quanto para a saúde integral das pessoas. Essas ações podem estar combinadas de acordo com as características individuais e o momento de vida de cada pessoa. Mais informações sobre este trabalho está disponível no site do Ministério da Saúde.

O Cedic Piracicaba fica na rua do Trabalho, 634, Vila Independência, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone é (19) 3437-7800.