Bloco fez uma pequena parada em frente à igreja São Benedito - Foto de Gabriel Albertini

Cerca de 3.000 foliões saíram às ruas de Piracicaba neste último fim de semana de pré-Carnaval da extensa programação realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). No sábado, 3/02, a animação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo ficou por conta do bloco Vila África, que levou ao menos 800 pessoas no arrasto pela Vila Independência, e com o Coreô, que juntou 60 pessoas pelo bairro São Dimas. Já no domingo, 4/02, aconteceu o cortejo do Baque Caipira, que reuniu mais de 2.000 pessoas da praça Tibiriçá, no Centro, até o largo dos Pescadores.

Estreante no Carnaval popular de Piracicaba, o Bloco Vila África celebrou no sábado, 3/2, a cultura afrocaipiracicabana e homenageou Marlene Jesus Ferreira, uma personagem importante na história do cinquentenário Quilombo Urbano Vila África, de onde se origina o grupo.

Bloco Vila África celebrou a cultura afrocaipiracicabana

O Vila África levou mais de 800 para o seu arrasto pelas ruas da Vila Independência, entre eles, o professor Gilson Sabadin. “No carnaval de rua, os blocos são opções para todos os gostos. Além de ser uma alternativa para ouvir diferentes estilos de música, é acessível a toda a população. Importante ressaltar que o incentivo da Prefeitura aos blocos permite seu crescimento e popularidade”.

Também no sábado, mas no bairro São Dimas, o Coreô foi às ruas pela primeira vez dentro do Carnaval da Prefeitura. Cerca de 60 pessoas participaram da folia ao som de axé, samba e pagode, executado por uma banda com integrantes do Bloco do Bagaço.

Coreô fez cortejo pelo bairro São Dimas com música tocada pelo Bloco do Bagaço

Camila Costa Negri, uma das fundadoras do Coreô, afirma que a estreia do bloco foi um sucesso. “Tudo ocorreu superbem, com muita organização e ordem, graças ao apoio da polícia e da Prefeitura. Nossa saída para o bloquinho foi inesquecível: tivemos famílias, crianças, grupos de amigos, casais jovens e adultos. A vizinhança do bairro também entrou na nossa onda!”.

BAQUE CAIPIRA – No domingo, com mais de 90 integrantes, o grupo percussivo piracicabano Baque Caipira, fundado em 2013 e que tem como referência o Maracatu de Baque Virado, levou cores e alegorias às ruas do Centro até o largo dos Pescadores. De acordo com a organização do bloco, o cortejo deste ano, em homenagem a Matriarcas e a Mãe-terra, atraiu cerca de 2.000 pessoas.

A munícipe Silvia Corradi de Azevedo Cruz acompanhou o cortejo do Baque no domingo e disse que pode ‘sentir’ um abraço no corpo e na alma ao longo da apresentação do grupo. “O cortejo do Baque nos ofereceu uma aula, ao vivo e a cores, de história, ancestralidade, respeito, devoção, gratidão, consciência. Isso tudo em torno de uma toada pulsante, pensante, acolhedora e alegre. Resumo: um espetáculo que merece ser respeitado, reverenciado e aplaudido. Incrível!”, ela comenta.

Baque Caipira levou cerca de 2 mil pessoas para o cortejo no último domingo - Foto de Adriano Sgrignero
Baque Caipira levou cerca de 2 mil pessoas para o cortejo no domingo – Foto de Adriano Sgrignero

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, destaca a participação da população e a dedicação dos blocos. “Em cinco eventos do Carnaval 2024 de Piracicaba, as pessoas estão se divertindo e comentando com amigos e familiares que está tudo acontecendo de forma pacífica e organizada. Esperamos toda a população nos outros cinco dias de folia na cidade, de 9/2 a 13/2, em vários pontos de Piracicaba”.

MAIS CARNAVAL – A programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, totalmente gratuita, segue nesta sexta-feira, 9/02, com mais duas folias: a partir das 17h, o Bloco do Bagaço promove uma roda de samba na Praça da Boyes (Rua Luiz de Queiroz, 552, Centro). Mais tarde, às 19h, começa o Carnaval das Marchinhas, com Roberto Seresteiro, na Gare da Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580).

Confira a programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo

Dia 26/01 (sexta-feira)

Uma Noite no Mirante

Atração: Fantásticos do Samba, GMP Bras Band e a Capivara Mona.

Das 19 às 22h

Dia 10/02 (sábado)

Trio Elétrico Amigos da Banda

Concentração: 10h