A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), executa manutenção no Cemitério da Saudade e Vila Rezende, com serviços de capinação (corte de mato) e limpeza.

Os serviços de capinação e corte de mato, manutenção de parques e áreas verdes e de manejo arbóreo (poda e remoção de árvores) foram incorporados às competências da Semozel em dezembro do ano passado. Os serviços, que antes eram atribuições da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), passam a integrar as atividades consideradas de zeladoria dentro da Semozel, conforme determinado pela Lei 9.877, sancionada em novembro de 2022, que alterou organogramas de pastas do Executivo.

Marcio Marino, titular da pasta, e técnicos da Semozel, acompanharam o andamento dos serviços na tarde de hoje, 1º/02. “A Secretaria de Obras absorveu agora os serviços de zeladoria na cidade e vamos acompanhar e fiscalizar de perto a execução dos serviços, para garantir a periodicidade e a boa manutenção dos espaços e equipamentos públicos”, destacou.

Manutenção nos cemitérios inclui corte de mato

O Cemitério da Saudade tem aproximadamente 91 mil metros quadrados, contando com cerca de 160 mil pessoas sepultadas desde o ano de sua inauguração, em 1872. São realizados aproximadamente de 1.200 a 1.500 sepultamentos por ano no referido Cemitério.

Já o Cemitério Vila Rezende possui uma área de 86 mil metros quadrados. Em seus registros constam aproximadamente 33 mil pessoas sepultadas, com uma média de 1.110 sepultamentos por ano.

DESINSETIZAÇÃO – Já as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas, por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação