As obras se estenderam à fachada da Estação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), finalizou as obras de restauro do centenário prédio da Estação da Paulista, um dos principais símbolos históricos e cartão-postal de Piracicaba. A intervenção também contemplou parte da Gare (garagem, onde antigamente era a área de embarque no trem).

A restauração foi acompanhada pela Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) e o valor do investimento foi de R$ 366.621,94.

O restauro do prédio principal contemplou limpeza e troca de telhas do forro

O restauro do prédio principal contemplou limpeza e troca de telhas do forro, recuperação da calha, troca de reboco das paredes e nova pintura. Também foram trocadas a tela da Gare, que é uma proteção para evitar que pássaros entrem na ferragem.

Cinco salas do prédio da Paulista receberam obras de restauro, com pinturas nas paredes, portas, janelas e taco sintético. Uma terceira sala, porém menor, também está adequada para receber atividades culturais, palestras e cursos de diversas naturezas.

O saguão da entrada principal também está de cara nova

Outra sala que ganhou restauro é a Administrativa. A obra tornou o ambiente arejado e iluminado, de onde os servidores têm ampla visão da Gare e outras partes da Estação da Paulista.

Outro cômodo que recebeu intervenções é um antigo banheiro da Estação, utilizado exclusivamente pelo quadro administrativo, que está agora com nova pintura nas paredes e nas portas.

As obras se estenderam à fachada da Estação, que recebeu novo reboco na parte inferior e, posteriormente, foi pintada por completa. O saguão da entrada principal também está de cara nova.

Cinco salas do prédio da Paulista receberam obras de restauro

Como a Estação da Paulista é um prédio tombado, a pintura do processo do restauro foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).

O secretário da Semac, Carlos Beltrame, destaca que a Estação da Paulista é um importante equipamento cultural do município e, com o fim das obras na Gare, a pasta realizará mais eventos no local. “O primeiro grande evento já com a Estação da Paulista de cara nova será no dia 9 de fevereiro, com o Carnaval de Marchinhas ao comando de Roberto Seresteiro. Será uma festa para celebrarmos a entrega da obra e, claro, curtir esta atividade da extensa programação da folia oferecida pela Prefeitura de Piracicaba”.

HISTÓRIA – A Estação da Paulista, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), completou 100 anos no dia 29/07 de 2022. O patrimônio histórico abriga cursos de arte, bem como espaços destinados a manifestações culturais de vários segmentos, com função didática, cultural e histórica.

O local também abriga o polo do Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Estação Idoso, e é utilizada atualmente para os ensaios da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba).

Ainda oferece pista de caminhada, ciclovia, jardim japonês e playground, além de abrigar a Estação do Idoso José Nassif, projeto da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A Estação teve papel fundamental no desenvolvimento de Piracicaba, tanto para o transporte de passageiros quanto para a economia, já que era um dos principais canais de escoamento do açúcar produzido no Engenho Central para a capital e exterior.

SERVIÇO – Estação da Paulista, aberta à população todos os dias da semana, das 5h às 21h. Entrada gratuita. Na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, bairro Paulista. Informações: 3403-2601.