A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar, promoveu ontem, 25/01, treinamento em atendimento a Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, para mais de 300 representantes de escolas de Educação Infantil particulares e profissionais responsáveis pelo transporte escolar do segmento.

A capacitação ocorreu no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), e contou com palestras ministradas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Piracicaba.

A capacitação ocorreu no salão nobre da Fumep e contou com palestras ministradas pela equipe do SAMU de Piracicaba

Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre as ações que as escolas devem ter como prioridade no caso de engasgo das crianças no ambiente escolar, entre outras ocorrências que podem acontecer. A equipe do Samui também reforçou sobre a importância de definir previamente a função que cada funcionário deve desempenhar em casos de urgência.

A organização da atividade foi realizada pelas supervisoras de Educação Infantil de Escolas Particulares da SME Milena Pandolfo, Joseane Delbaje e Ana Paula Pizzoquero, e pela coordenadora do setor de Saúde Escolar Claudia Parussulo.

Claudia Parussulo, coordenadora do setor de Saúde Escolar, Joseane Delbaje e Milena Pandolfo, supervisoras de Educação Infantil de Escolas Particulares da SME, organizaram a capacitação realizada ontem

“Embora as escolas particulares realizem seu próprio treinamento anual, o secretário Bruno Roza tomou a iniciativa de ampliar esse programa para incluir todas as escolas particulares devidamente regularizadas na Rede Municipal. A condição estabelecida para participação foi a presença de todos os funcionários das escolas particulares no evento hoje, visto que todos participam do dia a dia das crianças e precisam ter conhecimento sobre os procedimentos”, destacou Milena.

A Lei Lucas prevê que as escolas públicas e privadas devem estar preparadas para atendimentos de primeiros socorros. A SME promove o treinamento anualmente com todos os funcionários que atuam na Educação, buscando capacitar os profissionais para um socorro rápido em ocorrências que possam vir a acontecer dentro das unidades escolares.