A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), inicia amanhã, quinta-feira, 18/01, a etapa de fresagem (remoção de camada do pavimento) da avenida 1º de Agosto, processo que antecede a pavimentação de concreto. Diante disso, a via ficará interditada entre a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a avenida Rio Claro, no sentido Piracicaba – São Pedro. A interdição está prevista para durar 24 horas, por cerca de 20 dias. O fluxo de veículos, a partir das avenidas Rui Barbosa e Juscelino Kubitschek de Oliveira, será desviado por rota alternativa que inicia na rua José Nicola Valério, segue para a rua Cesário Simioni e depois entra na avenida Limeira, que terá o sentido de direção alterado somente sobre o viaduto, para que, então, o motorista possa entrar na avenida 1º de Agosto (somente na faixa de acesso do viaduto), também com direção alterada. Agentes da Semuttran acompanham no local para orientar os motoristas.

vista aérea da via
Avenida 1º de Agosto terá pavimento de concreto por cerca de 900 metros lineares, totalizando 1,8km

Conforme já anunciado pela Prefeitura, o pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto será no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

“Cada lado da avenida 1º de Agosto, ou seja, nos dois sentidos, o pavimento de concreto será por cerca de 900 metros lineares, totalizando 1,8km. E a concretagem acontece por etapas, com aplicação do pavimento em aproximadamente 500 metros quadrados por dia”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran.

De acordo com a titular da Pasta, Jane Franco Oliveira, antes da concretagem das vias, ocorrem os serviços na rede de drenagem de águas pluviais, que incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo. Depois, acontecem a terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) e, por fim, a concretagem.

“Pedimos paciência à população, aos motoristas, porque sabemos que neste momento essas obras podem gerar contratempos no trânsito, mas nossa equipe está à disposição para orientar o tráfego e, em breve, com o pavimento de concreto, teremos vias em melhores condições para a mobilidade na cidade”, disse a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o pavimento em concreto será aplicado em avenidas de grande fluxo de veículos, como a Primeiro de Agosto, e nas entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Duas ruas da cidade já estão no processo de receber a pavimentação em concreto. São elas: rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem), e rua Benedito de Andrade, no Unileste (já na fase de aplicação de pavimento em concreto).

Essa pavimentação de concreto em Piracicaba está sendo acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins) para apoio técnico. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto”, explicou Sotto.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).