A 39ª edição da Festa das Nações já tem data para ser realizada em 2024 e acontece entre os dias 15 e 19 maio, no Engenho Central. Ontem, terça-feira, 16/01, a Secretaria Municipal de Governo realizou uma reunião no Centro Cívico para definir um cronograma de ações de infraestrutura para o evento.

Participaram da reunião a secretária de Governo, Tássia Espego; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Andréa Almeida; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame; o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Artur Costa Santos; o secretário de Obras e Zeladoria, Marcio Marino; o diretor do Engenho Central, Antonio Padovan, além do presidente e vice da Associação Festa das Nações de Piracicaba (Fenapi), João Luis Tozzi e Fábio do Amaral Sanches, respectivamente.

Secretária de governo com representantes da prefeitura, Fenapi e Engenho Central sentados em volta de uma mesa de reunião em uma sala fechada do Centro Cívico sorrindo.
Força-tarefa se reuniu para definir cronograma de infraestrutura para a 39ª Festa das Nações

A força-tarefa foi organizada pelo Governo Municipal com representantes da Fenapi e funcionários do Engenho Central para alinhar já no início do ano todos os detalhes necessários para realização do evento, como acessos do público ao local da festa, instalações elétricas, de saneamento e manutenção da área que receberá o palco e restaurantes.

Nas próximas semanas, outras reuniões de alinhamento serão realizadas com os demais departamentos que participam da organização da festa, como segurança e trânsito, para definir antecipadamente toda a estrutura do evento. A montagem tem início cerca de um mês antes do primeiro dia da festa.

Secretária de governo reunida com representantes da prefeitura e da Fenapi, sendo mais uma mulher e oito homens, sentados em volta de uma mesa em sala de reunião fechada no Centro Cívico conversando entre si
Prefeitura, Fenapi e funcionários do Engenho Central em reunão no Centro Cívico de Piracicaba

A última edição da Festa das Nações, realizada em maio de 2023, teve um público recorde de 86 mil pessoas durante os cinco dias do evento. Mais de 5.000 voluntários trabalharam nos restaurantes das 17 nações representadas: África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Congo, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Moçambique, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Toda a renda do evento foi revertida para 21 instituições de Piracicaba, cumprindo o principal objetivo solidário da festa.