Unidade USF 1º de Maio já está atendendo em novo prédio
Unidade USF 1º de Maio já está atendendo em novo prédio

Na próxima quarta-feira, 17/01, a Prefeitura de Piracicaba entrega a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Parque 1º de Maio, em solenidade aberta à população, a partir das 9h, na rua Augusto Gomes da Silva, esquina com a rua Maria Antônia Godinho Beduschi. A unidade atende cerca de 4.500 pessoas em sua área de abrangência. O valor do investimento foi de R$ 2,67 milhões, em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), responsável pelo curso de Medicina em Piracicaba. A unidade que funcionava em prédio alugado, a partir de hoje, 15/01, já está funcionando em unidade própria.

A coordenação médica do Departamento de Atenção Básica (DAB) destaca que a nova unidade vai funcionar como centro-escola, ou seja, vai servir de espaço para que os alunos possam fazer estágios. “Esta unidade já é uma USF-escola que atende ao programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade da SMS, além de já receber alunos de graduação em Medicina. Como estamos saindo de um prédio alugado para um próprio e maior já podemos estudar a viabilidade de ampliar a oferta de vagas aos estudantes”, informa.

Sala de Vacina da USF 1º de Maio já está apta para atender a população
Sala de Vacina da USF 1º de Maio já está apta para atender a população

A área de construção é de 367,82 m² e contempla recepção; copa; três consultórios clínicos (sendo um com sanitário) e um odontológico; salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários P.c.D masculino, feminino e coletivo; lavanderia; ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.

Consultórios da USF 1º de Maio
Consultórios da USF 1º de Maio

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, explica que a Prefeitura e a UAM têm um termo de parceria: o Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço). “Este termo determina que a Prefeitura ofereça seus serviços como cenário de prática e a Universidade, como contrapartida, oferece 10% de seu faturamento bruto sob a forma de ações em prol da saúde local, como ampliação, construção, reforma de unidades, compra de equipamentos, educação permanente, entre outros. Desta forma, solicitamos a construção da unidade no ano passado e, agora, a universidade está entregando a obra”, disse.