Ribeirão do Enxofre passará por serviços de desassoreamento e alargamento de canal

Por meio do Programa Rios Vivos, a Prefeitura, em conjunto com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), iniciou na quarta-feira, 10/01, serviços de desassoreamento e alargamento de canal no ribeirão do Enxofre, no trecho compreendido da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato.

O programa Viva Rios é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE, e a Prefeitura pleiteou a participação do município pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil.

O ponto que está sendo desassoreado foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão.

O ponto que está sendo desassoreado foi escolhido por ser uma região com registros recorrentes de extravasamento

A intervenção está prevista para ocorrer em aproximadamente 850 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias são feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias.

CÓRREGO JAÚ – No final do ano passado, Piracicaba foi contemplada dentro do Rios Vivos para serviços de desassoreamento no córrego Jaú; a obra foi finalizada nesta semana. Além disso, a Prefeitura tenta ainda atender mais um ponto junto ao DAEE: o córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva.