Médico do IML, Ricardo Tedeschi, durante reunião sobre a continuidade dos serviços do IML em Piracicaba

A Prefeitura disponibilizou um prédio público para que a Superintendência da Polícia Técnico-científica possa instalar o Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba e garantir sua permanência na cidade. O prédio que será usado temporariamente para abrigar o IML durante o período de reforma, que deve durar de três a seis meses, é o que hoje abriga a UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque Piracicaba, na rua Palmital. A UBS será transferida para o novo prédio ao lado da atual unidade.

Governo do Estado vai reformar prédio do IC e IML de Piracicaba ainda em 2024

A disponibilidade do prédio foi informada em reunião na manhã de hoje, 10/01, na sede do IML, no Jardim Primavera. A articulação deste encontro para manter o serviço em Piracicaba foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Governo e de Saúde, diretamente com o diretor estadual do IML, Vladmir Alves dos Reis, e com o diretor estadual do Centro de Perícias (CP), Enrico Andrade, ambos da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP). A Prefeitura teve apoio do deputado estadual Helinho Zanatta e da Câmara Municipal, por meio do seu presidente, Wagnão Oliveira, e do médico-legista, Ricardo Tedeschi. Participaram, também, representantes dos núcleos e demais departamentos de Polícia Científica da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e o promotor de Justiça Aluísio Antônio Maciel Neto, do Ministério Público do Estado de SP (MP-SP) em Piracicaba.

Comitiva visitou prédio da prefeitura no Parque Piracicaba

Após a reunião a comitiva visitou o prédio no Parque Piracicaba. “Estamos agradecidos pela disponibilidade da Prefeitura em nos ajudar a encontrar um prédio para que os serviços permaneçam na cidade. Ter parte do atendimento em Piracicaba e outra em Americana traria muito problema à população e não é essa nossa intenção. Por isso, a partir deste encontro, podemos afirmar que os serviços permanecerão na cidade”, destacou o diretor estadual do IML-SP, Vladmir Alves dos Reis.

Secretária de Governo, Tássia Espego, conversa com Enrico (de cinza) e Vladmir (de azul), representantes da SSP

Durante o encontro também foram debatidos os problemas enfrentados pelas equipes do IML de Piracicaba e a importância da reforma do atual prédio. “Visitamos a Unidade Básica de Saúde do Parque Piracicaba que, em breve, estará de mudança para um novo prédio. Desta forma, o local estará disponível para o uso temporário conforme a necessidade do IML. Serão necessárias algumas pequenas adequações para que atenda as necessidades do IML”, explicou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior.

Autoridades prefeitura, Câmara, Assembleia e SSP após visita a unidade de saúde do Parque Piracicaba

A secretária de Governo, Tássia Espego, reforçou a importância da mobilização para a manutenção dos serviços do IML na cidade. “É um trabalho importante para a população e não pode sair daqui. Ver todos os responsáveis envolvidos pela melhoria do serviço na cidade é crucial para que o atendimento seja mantido. A partir de agora, com tudo resolvido, aguardaremos as documentações do governo do Estado para formalizar a parceria”, finalizou.

Unidade de saúde do Parque Piracicaba pode ser emprestado para que o IML continue com serviços na cidade de Piracicaba

Atualmente, o IML de Piracicaba atende o município e mais 10 cidades da região: Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.